PUBLICIDADE

vc repórter: jovem com suspeita de dengue morre em SP

Moradores organizaram um protesto para homenagear a jovem e cobrar a prefeitura de Amparo por maiores ações contra a dengue

10 mar 2015 - 15h39
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma jovem de 16 anos morreu em Amparo, no interior de São Paulo, durante a madrugada desta terça-feira (10). Segundo familiares, amigos e moradores da cidade, a morte de Luana Morais aconteceu devido ao quadro de dengue hemorrágica. A prefeitura do município não confirmou a causa da morte e afirmou que o caso está em processo de investigação.

Prefeitura não confirmou a causa da morte de Luana
Prefeitura não confirmou a causa da morte de Luana
Foto: Facebook / Reprodução

A morte de Luana gerou revolta entre habitantes da cidade. Com postagens feitas nas redes sociais, os moradores desejaram força à família e atacaram a prefeitura pela falta de esclarecimentos a respeito do crescimento da doença em Amparo. Um protesto para homenagear a jovem e cobrar ações da administração municipal foi marcado para a tarde de hoje.

Siga o vc repórter no Twitter

Procurada pelo Terra, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que há apenas um óbito por dengue confirmado na cidade, uma vez que a causa da morte de Luana “ainda está em investigação”. O órgão garantiu que tem promovido ações contra a doença “ininterruptamente, desde o mês de julho de 2014, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde”.

De acordo com dados da administração municipal referentes a 2015, até esta terça-feira, o município já registrava 1.417 pacientes notificados com dengue e 234 pacientes cuja infecção foi confirmada por meio do exame de sorologia realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

A prefeitura relatou que, devido ao aumento do fluxo de pacientes que procuram por tratamento contra a dengue nas Unidades de Saúde do município, desde o dia 6 de março, a cidade, em parceria com o hospital Beneficência Portuguesa, tem atendido em uma ala específica todos aqueles que chegam com suspeita do vírus.

A administração municipal ressaltou ainda que cumpre “todas as determinações do Ministério da Saúde para as ações de controle da doença, porém sabe que de acordo com levantamentos do próprio Ministério cerca de 80% dos criadouros estão dentro das casas das pessoas”. Por este motivo, o órgão solicitou que a população redobre a atenção com a fiscalização de residências, terrenos e áreas livres, eliminando materiais que acumulem água e, assim, possam servir de proliferação para o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

Questionada sobre a previsão do término da investigação sobre a causa da morte de Luana e sobre a possibilidade de Amparo estar vivendo uma epidemia de dengue, a prefeitura não se manifestou.

O leitor Luis Felipe de Paula, de Amparo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade