PUBLICIDADE

vc repórter: internada há 42 dias, idosa espera cirurgia em SP

11 abr 2014 - 18h14
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Por falta de material, paciente aguarda há mais de 40 dias por cirurgia no hospital do Mandaqui</p>
Por falta de material, paciente aguarda há mais de 40 dias por cirurgia no hospital do Mandaqui
Foto: Diogo Cassis / vc repórter

Paciente do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na zona norte da capital paulista, Raimunda Ciriaco da Cunha de Assis, 65 anos, sofre com a falta de material para realização de uma cirurgia na coluna após ter um acidente doméstico.

Raimunda deu entrada na unidade de saúde no dia 28 de fevereiro e aguarda pela cirurgia para a colocação de pinos para estabilização da coluna, porém o hospital não dispõe do material para a execução do procedimento. 

Outro paciente, Reinaldo Rodrigues de Souza, 31 anos, está há cerca de dois meses internado na mesma unidade após sofrer um acidente de automóvel e também aguarda pela cirurgia para a implantação de pinos. 

Um pregão para a compra do material foi realizada, mas sem sucesso, já que as empresas não seguiram normas técnicas obrigatórias estipuladas pela licitação. 

Procurado pelo Terra, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, afirmou que a aquisição de materiais na unidade deve obedecer à Lei de Licitações, válida para todo Brasil. “Por se tratarem de modelos específicos, as próteses indicadas são adquiridas mediante demanda. Isto é, não são itens ‘de prateleira’”, disse em nota.

Porém, nos dois casos citados pela reportagem, a administração abriu uma exceção e afirmou nesta sexta-feira que já iniciou o processo para solicitar a compra emergencial da prótese, com dispensa de licitação.

O hospital disse ainda que os pacientes permanecem internados na unidade e estão recebendo toda a assistência da equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeutas.

O leitor Diogo Cassis, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade