PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: HC suspende cirurgias por ferrugem em aparelhos

Análises de laboratório detectaram óxido ferroso em aparelhos cirúrgicos esterilizados por equipamentos de autoclave no Hospital de Clínicas da Unicamp

13 jun 2014 - 20h46
(atualizado às 20h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Wagner Guidi / vc repórter

O Hospital de Clínicas da Unicamp anunciou nesta quinta-feira que identificou a composição das manchas que surgiram em instrumentos cirúrgicos pela Central de Materiais e Esterilização (CME) da unidade médica. Análises realizadas por laboratórios particulares e pelo Instituto de Química da universidade de Campinas, em São Paulo, detectaram óxido ferroso nos aparelhos. Mesmo antes de confirmar, a natureza da substância, o HC suspendeu todas as cirurgias programadas e mantém apenas os atendimentos de emergência.

Siga o vc repórter no Twitter

O hospital universitário afirma que realiza, em média, 70 operações por dia. O aparecimento de manchas nos materiais utilizados se deu após um processo de esterilização por equipamentos de autoclave. Em princípio, não se sabia de que tipo de resíduo se tratava. Após a descoberta, o HC decidiu manter as cirurgias suspensas, por garantia de segurança, mas negou que exista risco de agente biológico nesse tipo de limpeza.

Em nota, a unidade médica relatou que, durante a investigação, foram analisadas diversas amostras de água e vapor que abastecem o local. Uma limpeza foi feita em todas as caixas d' água e nos canos de abastecimento de água e vapor da CME. Após a realização desses e de outros processos, o hospital universitário garantiu que as empresas responsáveis pela manutenção das autoclaves não identificaram qualquer problema nos equipamentos. 

Apesar de ainda desconhecer a origem das manchas, o HC disse que houve redução da quantidade de resíduos após as medidas implantadas e acrescentou que vai adquirir, em caráter de urgência, uma nova autoclave com sistema de osmose reversa para produção de água ultrapura. O aparelho tem instalação prevista para a próxima semana e o hospital acredita que a situação vai se estabilizar a partir daí.

O leitor Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade