PUBLICIDADE

vc repórter: guarda municipal entra em greve em Cotia, SP

20 mar 2013 - 13h32
(atualizado em 21/3/2013 às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Viaturas da Guarda Civil foram enfileiradas em frente à prefeitura de Cotia
Viaturas da Guarda Civil foram enfileiradas em frente à prefeitura de Cotia
Foto: Cloves Ferreira / vc repórter

A Guarda Municipal de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, entrou em greve por tempo indeterminado após assembleia realizada na tarde de terça-feira, 19, no Clube dos Comerciários. Desde as 19h de ontem, os guardas não fazem o patrulhamento nas ruas.

A categoria decidiu pela paralisação, pois não entrou em um acordo com a prefeitura. No dia 27 de fevereiro, a Associação dos Guardas Civis de Cotia (Asguaco) protocolou um documento com as reivindicações e deu à administração municipal um prazo de 15 dias para que a situação fosse resolvida. Entre os assuntos, estavam o aumento de salário e o pagamento de benefícios atrasados.

Uma reunião já havia sido realizada entre a Asguaco e a Secretaria Municipal de Segurança na tarde de segunda-feira, porém as partes não entraram em acordo.

Cerca de 200 guardas civis participaram da assembleia de terça e decidiram que paralisariam as atividades policiais nas ruas, permanecendo apenas em pontos fixos. Após a reunião, os guardas seguiram para a prefeitura e enfileiraram as viaturas em frente ao órgão, que pediu a extensão do prazo para os assuntos tratados no encontro do dia anterior, mas não foi atendida.

Procurada pelo Terra, a prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal de Segurança sempre esteve aberta para atender a corporação. A administração disse ainda que os manifestos entregues pelos representantes da GCM foram apreciados.

“Primeiramente, a representação da Guarda foi recebida na Secretaria de Segurança durante uma reunião informal no dia 7 de março, onde foram apresentadas as reivindicações. Porém, antes mesmo do manifesto, o governo municipal já estava trabalhando para atender as solicitações. No dia 18 de março, a convite do subsecretário de Segurança, Auro Santos, foi realizada outra reunião com os guardas para discutir o que seria possível atender”, informou a prefeitura em nota.

Segundo a pasta, todos os vencimentos da guarda estão sendo auditados, a fim de averiguar as solicitações apontadas pela representação.

Uma nova reunião entre a Guarda Civil Municipal e a prefeitura deve ocorrer nos próximos dias. De acordo com a prefeitura, a Polícia Militar foi acionada para intensificar o patrulhamento na região durante a greve.

O internauta Cloves Ferreira, de Cotia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade