PUBLICIDADE

vc repórter: grupo organiza protesto após morte de bebê em SC

21 mai 2013 - 16h06
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Grupo no Facebook lamenta a morte do menino Pedro Henrique
Grupo no Facebook lamenta a morte do menino Pedro Henrique
Foto: Facebook / Reprodução

Um grupo criado no Facebook que reúne mais de 2 mil mães do Estado de Santa Catarina se uniu para protestar contra a morte de Pedro Henrique Camargo Wippel, de um ano e dois meses, ocorrida na última semana na cidade de Blumenau. O menino morreu após uma suposta demora no diagnóstico: em quatro dias seguidos ele passou por três unidades de saúde diferentes.

Com palidez e vômitos, Pedro foi levado na noite de quarta-feira, dia 8, ao Ambulatório Geral do Garcia. Segundo a mãe Adriane de Camargo, a criança foi atendida após duas horas e diagnosticada com virose. No dia seguinte, ele não apresentou melhora e Adriane o levou à unidade Estratégia de Saúde da Família Tânia Leite, no bairro Progresso, à procura de um pediatra. Como não havia o especialista no local, a família retornou para o Ambulatório onde o menino recebeu soro e foram receitados remédios para cólica e vômito.

Na sexta-feira, o estado de saúde do menino piorou e a mãe retornou ao local, onde o diagnóstico de virose foi reiterado. No sábado, Pedro defecou sangue e Adriane buscou atendimento no pronto socorro do Hospital Santo Antônio, onde o plantonista diagnosticou o caso como infecção intestinal, mas, segundo a mãe, não pediu exames.

Somente no domingo, quando os pais voltaram ao local com o bebê, que estava com a barriga inchada, é que foram pedidos exames de radiografia do abdômen e do peito. Após uma espera de quase três horas, Pedro foi encaminhado para cirurgia, que terminou por volta da 0h. O menino morreu às 7h de segunda-feira, 13.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau afirma que “desde o primeiro instante que a família da criança procurou o sistema de saúde do município, foi atendida prontamente”. Ainda segundo a secretaria, o pediatra do Ambulatório Geral do Garcia “efetuou atendimento médico e minucioso acompanhamento do quadro clínico” e, na sexta-feira, foi sugerido que “a família procurasse, caso necessário, o pronto socorro no final de semana, anotação feita inclusive no prontuário”.

Já o Hospital Santo Antônio (HSA), onde o menino realizou o procedimento cirúrgico, afirmou que não foi procurado pela família para prestar esclarecimentos sobre o caso. A unidade de saúde abrirá uma sindicância para avaliar os fatos. “Após esse processo, a direção do HSA poderá dar respostas aos questionamentos sobre o ocorrido”.

Pedro Henrique será lembrado no próximo sábado em uma passeata que está sendo organizada pelo grupo Mamis. Na página do Facebook, as mães costumam compartilhar dúvidas e experiências sobre a criação dos filhos. Panfletos com a imagem do bebê serão distribuídos nos estabelecimentos comerciais próximos ao percurso, que começará às 10h na praça do Biergarten e seguirá pelas ruas do centro de Blumenau.

A internauta Daniela Merlo, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade