PUBLICIDADE

vc repórter: greve de servidores fecha 25 escolas na Bahia

15 jul 2014 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sindicato foi a escolas do município para mobilizar outros trabalhadores</p>
Sindicato foi a escolas do município para mobilizar outros trabalhadores
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

Servidores terceirizados deram sequência, nesta terça-feira, a uma paralisação em escolas estaduais de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), 25 das 30 instituições de ensino estaduais do município não abriram na última segunda-feira, e a situação se mantém, com apenas cinco delas em funcionamento. A categoria reivindica o pagamento de salários e benefícios atrasados pelas empresas contratantes.

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com o Sindilimp-BA, três empresas terceirizadas são os principais alvos da greve, que foi definida por tempo indeterminado, até que a situação se regularize. Os trabalhadores afirmam que a Flex deve três meses de salário, vale-alimentação e vale-transporte aos servidores, que a Contrate atrasou dois meses de remuneração e dos mesmos benefícios para aqueles que não tiraram férias e que na Sandes há funcionários que já estão há quatro meses sem receber.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que a Flex apresenta pendência na documentação relacionada à Certidão de Dívida Ativa da União. O órgão disse que a aguarda a regularização dos documentos para que possa ser efetuado o repasse.

O Sindilimp-BA rebateu a versão da secretaria e disse que, após conversa com um representante da Flex, descobriu que não há nenhuma documentação pendente. A empresa teria garantido que, assim que fosse resolvida a situação, as dívidas seriam quitadas. Os sindicalistas afirmaram também que a Contrate e a Sandes pagaram um salário atrasado e alguns benefícios na última segunda-feira.

Estimativa do sindicato aponta que cerca de 500 trabaladores (de limpeza, merendeiras, funcionários administrativos, entre outros) estão parados no município nesta terça-feira. A atividade do dia foi uma mobilização realizada no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito.

A Secretaria da Educação afirmou que as escolas que tiveram as aulas prejudicadas pela paralisação de servidores deverão fazer reposição para o cumprimento dos 200 dias letivos.

O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade