PUBLICIDADE

vc repórter: granizo causa danos a municípios de SC

27 set 2009 - 11h53
(atualizado às 12h34)
Compartilhar

As cidades do leste de Santa Catarina e a região da Grande Florianópolis foram atingidas por uma rápida e intensa chuva de granizo entre a tarde deste sábado e a manhã deste domingo. Segundo a Defesa Civil do Estado, muitas casas tiveram sua estrutura, principalmente os telhados, danificada. A população está em alerta até segunda-feira.

Granizo se acumula em estrada de Timbó, norte do Estado
Granizo se acumula em estrada de Timbó, norte do Estado
Foto: Nilo Luiz / vc repórter

Nesta manhã, lonas de proteção eram distribuídas nas cidades atingidas e a compra de mais material foi autorizada pela Defesa Civil no sul do Estado. Até as 11h, dez municípios das regiões da Grande Florianópolis e sul haviam registrado estragos. O órgão ainda fazia uma estimativa completa, mas não havia notícia de vítimas. "A prioridade é atender as vítimas e, à medida que o atendimento é feito, nos prejuízos são contabilizados", afirma Mário Luiz Alves, diretor estadual da Defesa Civil de SC.

Para amenizar os danos, os moradores de Biguaçú receberam 12 rolos de lona, enquanto a cidade de Governador Celso Ramos distribuiu sete deles. Cada rolo possui 600 m² é deve cobrir cerca de 15 casas, segundo a Defesa Civil.

No município de Antônio Carlos, o levantamento parcial dava conta de que três mil pessoas da área rural estavam desalojadas, com 650 residências afetadas. Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Biguaçú, Governador Celso Ramos, Içara, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul e Sombrio são algumas das demais cidades atingidas.

Em Rodeio, cidade ao nordeste do Estado, próxima a Blumenau, um temporal de dez minutos foi registrado por volta das 19h05 deste sábado. A cerca de 16 km de Rodeio, Timbó também ficou coberta pelas pedras de gelo aproximadamente às 19h35, durante uma chuva acompanhada por fortes ventos.

No município de Ilhota, moradores se surpreenderam com a quantidade de pedras de gelo. No litoral, em Piçarras, Marlete R. Santos classificou a chuva que atingiu a região por volta das 20h como "coisa de outro mundo".

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva e trovoadas neste domingo. Há possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas em todo o Estado.

A Defesa Civil estadual alerta para instabilidade, que deve continuar na segunda-feira, quando a temperatura cai devido a uma massa de ar frio.

Apesar de não haver nenhum registro nos últimos dias, a preocupação com os deslizamentos se mantém, já que, com o nível de chuvas acima da média para o mês de setembro, o solo se encontra encharcado na região. Em relação aos temporais de granizo, o órgão aconselha que os moradores se protejam em locais com boas coberturas, como os banheiros das casas, que geralmente possuem laje de alvenaria. Em outros cômodos, é recomendado abrigar-se debaixo de camas ou mesas. "O maior risco é o material que pode cair dos telhados, caso eles sejam atingidos pelo granizo", explica Alves.

Rio Grande do Sul

O fenômeno também chegou ao Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, no centro do Estado, a chuva chegou por volta das 5h30 da manhã deste domingo. "Resgatei várias delas e guardei-as no congelador para mostrar aos meus familiares e amigos quando aqui vierem nos visitar", conta a moradora Elizete Pillon.

De acordo com o Inmet, a previsão é de que o céu permaneça nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Há possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas no centro, norte e nordeste do Estado.

Os internautas Jéssica P. Stolf e Jhonata Luiz Girardi de Rodeio, Nilo Luiz, de Timbó, Regiane Richartz, de Ilhota e Marlete R Santos, de Itajaí, (SC), e Elizete Pillon, de Santa Maria (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade