PUBLICIDADE

vc repórter: grande incêndio em favela deixa 1 morto em SP

22 dez 2011 - 11h01
(atualizado em 29/12/2011 às 10h58)
Compartilhar

Um incêndio de grandes proporções atingiu a favela do Moinho, em Campos Elísios, região central de São Paulo, por volta das 10h desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros informou às 13h50, uma hora após o fogo ter sido controlado, que um corpo carbonizado foi encontrado no local.

Moradores foram resgatados de helicóptero a partir de terraço de um prédio abandonado ao lado da favela e também atingido pelas chamas. Parte dele caiu perto dos trilhos do trem, e há risco de desabamento. Os socorridos tiveram de "embarcar" em cestas presas ao Águia por uma corda para serem transportados a salvo até o solo. A Defesa Civil interditou o edifício abandonado e envia mantimentos para os desalojados. A assistência social cadastra as famílias para encaminhamento para abrigos ou casas de parentes. As dimensões do estrago devem ser precisadas após o fim desse procedimento, ainda nesta tarde.

Trabalharam no combate às chamas 37 viaturas e pelo menos 120 homens. Dezesseis caminhões-tanque com 10 mil l de água se revezaram no abastecimento. Três vítimas foram socorridas, e um bombeiro se feriu ao ajudar um morador a retirar uma televisão do local, sendo atingido na cabeça pelo eletrodoméstico.

O Instituto de Criminalística deverá determinar a causa do incêndio, e o Corpo de Bombeiros elenca as hipóteses mais prováveis na seguinte ordem: curto circuito, displicência ao cozinhar, vazamento da gás ou ato criminoso.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que as linhas 7 e 8 do trem entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda estão paralisadas devido ao incêndio. Ambas passam em frente ao local das chamas. Os trens operam normalmente entre as estações Barra Funda e Jundiaí, na Linha 7-Rubi e entre Barra Funda e Itapevi na Linha 8-Diamante. A alternativa para os usuários que precisam acessar a região é pelo Metrô, nas integrações gratuitas das estações Palmeiras-Barra Funda e Luz. Os usuários são informados pelo sistema de som dos trens e estações.

A Eletropaulo mobilizou uma equipe para o local no caso de a rede elétrica da região precisar ser desligada para os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Também acompanharam o combate ao incêndio a Defesa Civil e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que informou que os motoristas devem evitar as principais vias da região, como as avenidas Rudge e Rio Branco, as alamedas Nothmann e Ribeiro da Silva e a rua Sérgio Tomas. Ainda antes das 15h, entretanto, o trânsito na região já fluía normalmente.

Entre os feridos, uma pessoa atendida no pronto-socorro de Tatuapé sofreu fratura no punho e queimaduras, enquanto outras duas foram socorridas ao pronto-socorro da Santa Casa, com intoxicação causada pela fumaça. O bombeiro ferido foi encaminhado ao Hospital de Clínicas.

Veja o local do incêndio

Os internautas Henrique Yasuda, Ivan Ventura, Roberta Castro, Paula Pichioni, Rafael Rocha, Marcus Paulo Linares, Victor Maion, Mario Vasconcelos, Leandro M.D., Vilmar, Daniel, Roberto e Nilo de São Paulo (SP) participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade