PUBLICIDADE

vc repórter: gavião é resgatado em estrada no interior de SP

20 mai 2013 - 18h57
(atualizado em 21/5/2013 às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Gavião estava machucado à beira de estrada no interior de São Paulo
Gavião estava machucado à beira de estrada no interior de São Paulo
Foto: Marcelo Roque / vc repórter

Um gavião foi resgatado na manhã desta segunda-feira às margens do quilômetro 3 da rodovia Prefeito Quintino de Lima, na altura do bairro Paisagem Colonial, em São Roque, no interior de São Paulo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Piedade, responsável pela captura, a ave estava agitada e apresentava alguns ferimentos. 

Segundo a bióloga Tatiana Pongiluppi, da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), o animal é um Spizaetus tyrannus, conhecido popularmente como Gavião-pega-macaco. A ave é encontrada com frequência em quase todo o Brasil e não está ameaçada de extinção.

"No entanto, a espécie está listada em diferentes categorias de ameaça em alguns Estados", explica Tatiana. Em São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina a situação é vulnerável. Em Minas Gerais, a espécie está em perigo e no Rio Grande do Sul está criticamente ameaçada.

Após ser capturado, o gavião foi encaminhado pelos policiais ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba, onde receberá cuidados. A estrada em que o animal foi encontrado faz a ligação entre as cidades de São Roque e Ibiúna.

O internauta Marcelo Roque, de São Roque (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade