0

vc repórter: fronteira do Brasil com o Peru tem tremor de magnitude 4,3

24 set 2012
09h54
atualizado às 10h03

Um terremoto de 4,3 na escala Richter e 148 km de profundidade ocorreu na fronteira do Brasil com o Peru por volta das 21h40 de sábado, 22. De acordo com o professor George Sand, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, a cidade brasileira que pode ter sentido o abalo é Cruzeiro do Sul, no Acre, localizada a 157 km do epicentro.

"A região dos Andes é sismaticamente ativa devido a sobreposição das placas tectônicas. Esse tipo de tremor, chamado intermediário, ocorre com frequência. Se fizermos um levantamento vamos verificar que a incidência é grande e que todo ano temos eventos de magnitude, 4, 5 e até de 6 na escala Richter", explica Sand.

Ainda segundo o professor, a maioria destes tremores não chega a ter impacto no Brasil, já que são, normalmente, profundos. "Quanto mais profundo o sismo, menor o impacto na superfície porque a energia vai se dissipando. Os tremores intermediários têm efeito mínimo", esclarece.

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul não registrou chamadas após o tremor.

O internauta Ricardo Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

compartilhe

publicidade