0

vc repórter: falta de acessibilidade atinge usuários de Metrô do RJ

28 dez 2011
21h40
  • separator
  • comentários

A falta de acessibilidade na estação Pavuna do Metrô do Rio de Janeiro tem causado transtornos aos usuários. A única opção para os passageiros com dificuldade de se locomover é se arriscar a usar as escadas fixas, já que a estação não possui elevadores ou escadas rolantes.

 A estação Pavuna do Metrô do Rio de Janeiro não possui escadas rolantes ou elevadores para passageiros com necessidades especiais
A estação Pavuna do Metrô do Rio de Janeiro não possui escadas rolantes ou elevadores para passageiros com necessidades especiais
Foto: Alyson Veloso / vc repórter

A situação, no entanto, não se repete em todas as estações. Na estação Ipanema - General Osório, escadas rolantes oferecem mais conforto aos usuários. De acordo com a MetrôRio, órgão que administra as linhas do Metrô, a falta de padrão entre as unidades está relacionada às datas de construção. Enquanto a primeira entrou em operação em 1998, a estação de Ipanema foi inaugurada há apenas dois anos.

A MetrôRio admite que a estação Pavuna necessita de intervenções para se adequar aos padrões de acessibilidade, e afirma que em meados de janeiro devem ter início as obras de instalação de dois elevadores para pessoas com necessidades especiais. A previsão é que as obras estejam concluídas em julho de 2012.

Ainda segundo a MetrôRio, a concessionária já investiu "R$ 20 milhões em obras para adaptar as 35 estações das Linhas 1 e 2 aos padrões de acessibilidade total - eletromecânica, tátil, podotátil e auditiva - que atendem a todos os tipos de deficiência."

O internauta Alyson Veloso, de São João do Meriti (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui .

vc repórter

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade