PUBLICIDADE

vc repórter: esgoto é despejado em cachoeira de Ilhabela

Habitantes do local e a prefeitura divergem sobre a origem do problema

29 set 2014 - 15h49
Compartilhar
Exibir comentários
SP: vala leva esgoto a rio com cachoeira em Ilhabela:

Moradores da rua Benedito Garcez, no bairro Água Branca, em Ilhabela, descrevem o seguinte cenário: “é um dos lugares mais lindos do mundo. Um rio com cachoeira, em uma reserva de Mata Atlântica, e um cheiro absurdo de esgoto”. De acordo com eles, a situação incômoda teve origem após a construção de uma vala pela prefeitura da cidade do litoral norte de São Paulo. A autoridade municipal nega a informação e alega que os habitantes são responsáveis pelo despejo do próprio esgoto na área. 

Siga o vc repórter no Twitter

Um dos moradores da rua, Luiz Affonso Amado Sette afirma que as denúncias a respeito do caso têm sido ignoradas pela prefeitura. “Eles fizeram uma avaliação e descobriram que vizinhos da rua de cima jogavam esgoto na galeria pluvial. A prefeitura, ao invés de resolver o problema, colocou uma vala para drenar a água da chuva. Disseram que, quando terminassem a pavimentação da rua, iriam fechar a vala. Além de não terminarem a obra e não fecharem a vala, também não tomaram providência em relação ao esgoto”, relatou.

Luiz contou ainda que o esgoto é despejado na área de reserva há cerca de três anos e que a vala foi feita há quase um ano e meio. Segundo ele, na rua há apenas dois veranistas. Os outros são todos moradores. “Em época de dengue, só não tem problemas piores porque o mosquito gosta de água limpa. Quando chove muito, a vala fica com água limpa parada. Fiscais da dengue já comentaram com o pessoal da rua que aquilo é um absurdo. Quando ligo na prefeitura, eles dizem que não tem equipe para verificar a situação”, disse.

Procurada pelo Terra, a prefeitura de Ilhabela afirmou que o serviço de coleta de esgoto é realizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e negou que tenha construído a vala apresentada em um vídeo gravado pelo leitor. A autoridade municipal ressaltou ainda que, em locais em que ainda não há rede coletora, cada morador tem a responsabilidade sobre o seu esgoto doméstico, por meio das chamadas fossas sépticas. Quanto à obra de pavimentação no local, o órgão diz que o processo começou há um ano e já foi concluído.

A Sabesp informou que a rua em questão será atendida com sistema de esgotamento sanitário. O projeto para implantação do benefício encontra-se em andamento, com prazo de execução até dezembro de 2015.

O leitor Luiz Affonso Amado Sette, de Ilhabela (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade