PUBLICIDADE

vc repórter: em greve, trabalhadores da Eletrobras fazem passeata no Rio

18 jul 2013 - 16h25
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Centenas de servidores da Eletrobras se reuniram no centro do Rio para protestar nesta quinta-feira</p>
Centenas de servidores da Eletrobras se reuniram no centro do Rio para protestar nesta quinta-feira
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Trabalhadores de empresas do sistema energético do Rio de Janeiro fizeram uma passeata pelas ruas do centro da cidade na manhã desta quinta-feira. Segundo estimativa de sindicatos envolvidos, cerca de 500 funcionários de diversos cargos de empresas que formam a Eletrobras se reuniram por volta das 10h, na avenida Presidente Vargas. De lá, partiram em direção à escadaria da Câmara dos Vereadores, onde expuseram uma série de reivindicações. Os servidores estão em greve desde a última segunda-feira, 15.

A caminhada foi pacífica e acompanhada pela Polícia Militar, que estima a participação de apenas 50 manifestantes. Estiveram presentes representantes da Associação dos Empregados da Eletrobrás (AEEL), do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia), Sindicato das Empresas Prestadores de Serviços de Telemarketing e Telesserviços  (Sinterj), além dos sindicatos dos contabilistas (Sindecont), dos administradores (Sinaerj) e dos engenheiros (Senge).

Na pauta de reivindicações está o fim dos cortes de investimentos no setor em decorrência da lei 12.783/13, que trata da prorrogação das concessões de geração de energia elétrica. Essas prorrogações, segundo a classe, estariam sendo negociadas a valores abaixo dos praticáveis para operação e manutenção de usinas. O grupo reivindica ainda a extinção dos chamados “leilões de energia” nos moldes atuais, sobretudo de usinas com dívidas amortizadas, de energia velha.

Eles também pedem a saída de trabalhadores empregados de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, que não são concursados e ingressam nas empresas por indicação, e o fim do patrocínio público em esportes, como faz a Eletrobras no futebol, segundo explicou Julio Reis, diretor do Sindicato dos Administradores.

Greve na Eletrobras

Funcionários das empresas da Eletrobras entraram em greve por tempo indeterminado na última segunda-feira, 15, reivindicando aumento salarial. O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia) afirma que a Eletrobras fez uma contraproposta abaixo do valor esperado, o que inviabilizou o acordo. Estima-se que 27 mil trabalhadores façam parte do conglomerado empresarial.

A Eletrobras, em nota publicada em seu site, "informa que os serviços essenciais à população, previstos na Lei 7.783, de 28 de junho de 1989, estão sendo mantidos normalmente”.

O conglomerado de empresas, ainda, “reafirma seu respeito ao direito de greve, mas descarta qualquer possibilidade de interrupção do fornecimento de energia aos brasileiros, contando para isso com o apoio, empenho e alto grau de responsabilidade de seus empregados”.

Os servidores de outros conglomerados do setor elétrico (Cepel, Eletronuclear e Furnas) também decidiram cruzar os braços na mesma data.

Os internautas Leonardo Alexandre, de São João de Meriti (RJ), e José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade