PUBLICIDADE

vc repórter: durante protestos, grupo queima galpão no Pinheirinho, em SP

19 jul 2013 - 19h59
(atualizado às 20h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de ex-moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, saqueou e queimou um galpão durante protesto realizado na manhã desta sexta-feira na área em que viviam irregularmente mais de 6 mil pessoas até janeiro de 2012. A Polícia Militar estimou em 80 o número de participantes.

De acordo com relatos, os manifestantes presentes reivindicavam reajuste no valor do aluguel social pago pela prefeitura municipal e pelo governo do Estado, segundo eles insuficiente para a locação de imóveis dignos.

A Polícia Militar informou que os manifestantes ocuparam o terreno da massa falida da Selecta, empresa do investidor Naji Nahas, das 9h às 14h e que foram embora sem apresentar resistência.

O caso Pinheirinho

A manhã de domingo, 22 de janeiro de 2012, ainda está na memória de muitos ex-moradores do Pinheirinho. Para fazer cumprir a reintegração de posse do terreno, cerca de 2 mil policiais militares atuaram na área. Houve muita correria, com uso de bombas de efeito moral e moradores atingidos por balas de borracha. Durante cerca de três dias, caminhões retiraram do terreno os pertences dos moradores, que ficaram abrigados provisoriamente em casas de familiares e conhecidos, escolas e igrejas. Foram comuns as queixas de moradores que tiveram as casas demolidas com os pertences dentro. A Polícia Militar impediu a imprensa de trabalhar no interior do terreno, que apenas pode ser observado parcialmente.

Pertencente à massa falida da empresa Selecta, do investidor Naji Nahas, o terreno era avaliado em cerca de R$ 84 milhões à época. A dívida em impostos era de cerca de R$ 16 milhões. O terreno possui mais de 1 milhão de metros quadrados. De acordo com o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, o terreno, em uma área valorizada do município, não pode ser utilizado para a construção de moradias por conta da lei de zoneamento da cidade, que não permite que a área seja destinada para uso residencial.

O internauta Moisés Rosa, de São José dos Campos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade