PUBLICIDADE

vc repórter: Dia do Gari é comemorado na Cinelândia, no Rio

16 mai 2013 - 13h09
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Ação reuniu garis na Cinelândia, no centro do Rio
Ação reuniu garis na Cinelândia, no centro do Rio
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

O Dia do Gari foi comemorado nesta quinta-feira na praça Floriano Peixoto, mais conhecida como Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro (RJ). O local recebeu, entre 10h e 13h, uma série de atividades que buscou mostrar um pouco mais sobre o importante trabalho que esse tipo de profissional presta à cidade.

De acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), responsável pela limpeza pública na capital fluminense, em um desfile os garis apresentaram as diferentes atividades que exercem, seus uniformes e os equipamentos de trabalho utilizados em cada função.

Os equipamentos de trabalho utilizados pelos garis foram expostos no local
Os equipamentos de trabalho utilizados pelos garis foram expostos no local
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

O evento também teve a apresentação do Coral da Comlurb, do Mascote Super Gari e a presença do gari passista Renato Sorriso, famoso por suas aparições durante os carnavais.

Segundo a prefeitura, 14.608 garis trabalham atualmente nos serviços de coleta de lixo domiciliar ordinária, varrição ordinária, varrição mecanizada, limpeza de praia, poda de árvores, coleta seletiva, limpeza de encostas, capina e roçada, manutenção de parques, canteiros e jardins, limpeza de grandes eventos, além de limpeza de escolas e de hospitais.

O Dia do Gari foi instituído em outubro de 1962 através da Lei nº 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda, e foi comemorado pela primeira vez em 1963. O nome gari teve origem em Aleixo Gary, francês residente no Rio que criou o primeiro sistema de limpeza pública no Brasil, em 1876.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade