2 eventos ao vivo

vc repórter: Dia da Pizza completa 25 anos em São Paulo

10 jul 2010
15h24

Sábado já é um dia tradicionalmente movimentado nas pizzarias de São Paulo, cuja colonização italiana disseminou o costume do consumo da iguaria. A tendência neste sábado (10) é que os pedidos sejam ainda mais numerosos, pois a data já é, há 25 anos, o Dia da Pizza na cidade.

O Dia da Pizza foi instituído na capital paulista em 1985. A coordenação de Turismo da Secretaria de Esportes do Estado organizou com o publicitário Carlito Maia, idealizador do projeto, o I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo, que terminou em 10 de julho.

Origem

A Itália é considerada o berço da pizza, mas alimentos semelhantes já eram apreciados por civilizações antigas, como as egípcias, gregas e romanas. No Egito, era costume celebrar o aniversário do faraó com um pão plano coberto por ervas. Há especulações sobre o termo "pizza" ser originado de picea, em latim, palavra que os romanos utilizavam para descrever o pão assado no forno.

Nápoles, na Itália, é chamada de capital mundial do alimento porque foi lá que surgiu a primeira pizzaria, em 1830, chamada Antica Port'Alba. No Brasil, a pizza foi difundida pelos imigrantes italianos, em especial os concentrados na região de São Paulo, no início do século XX.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

compartilhe

publicidade
publicidade