PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: desabrigados protestam em frente à prefeitura de BH

15 mai 2012 - 19h47
Compartilhar

Cerca de 350 famílias desabrigadas de Belo Horizonte organizaram um protesto em frente à prefeitura da cidade. O movimento, iniciado na manhã da última segunda-feira, 14, e que prosseguiu nesta e terça-feira, 15, é contra uma reintegração de posse cumprida no último dia 11 pela Polícia Militar. Os manifestantes permaneceram na frente do prédio público com o objetivo de ser atendidos na prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Administração da Regional Barreiro, o grupo ocupava irregularmente um terreno localizado em Vila Santa Rita desde o dia 21 de abril deste ano, na ocupação que foi batizada 'Eliana Silva'. A área, considerada de preservação ambiental, tem 188 mil m² e pertence à prefeitura de Belo Horizonte, que pretende transformá-la em um parque ecológico. Aos desabrigados, a subprefeitura afirma ter oferecido transporte e vagas em abrigos públicos.

Já a prefeitura afirma que recebeu, na manhã de segunda-feira, uma comissão formada por integrantes da ocupação 'Eliana Silva', mas que não pode favorecer certos manifestantes em detrimento de outros. "Isto seria um desrespeito a milhares de cidadãos que há anos participam dos Núcleos de Moradia aguardando um lar próprio. Seria atropelar o movimento organizado de luta pela moradia e desconstruir a política habitacional voltada aos mais desfavorecidos", explica.

Para suprir o déficit habitacional da capital mineira, estimado em 62 mil moradias, a prefeitura informa ainda que trabalha em duas vias: por meio do programa de urbanização em vilas e aglomerados, chamado "Vila Viva", e pelo "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal.

O internauta Luis Gonzáles, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Cerca de 350 famílias foram retiradas de um terreno de Vila Santa Rita, na capital mineira
Cerca de 350 famílias foram retiradas de um terreno de Vila Santa Rita, na capital mineira
Foto: Luis Gonzáles / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade