PUBLICIDADE

vc repórter: córrego transborda e põe bairro de SP em alerta

Temporal fez córrego Tiquatira transbordar e prejudicou a circulação em linhas do Metrô e da CPTM nesta quarta-feira

7 jan 2015 - 18h57
(atualizado em 8/1/2015 às 11h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Córrego Tiquatira causou enchente na avenida São Miguel, zona leste de São Paulo
Córrego Tiquatira causou enchente na avenida São Miguel, zona leste de São Paulo
Foto: Jefferson Gonçalves / vc repórter

Um forte temporal deixou toda a cidade de São Paulo em atenção para enchentes na tarde desta quarta-feira. A região administrada pela subprefeitura da Penha, uma das mais afetadas, permaneceu em estado de alerta entre 18h23 e 19h30 em razão do transbordamento do córrego Tiquatira, na altura da avenida Governador Carvalho Pinto. 

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as zonas sudeste, sul, oeste, o centro e a marginal Pinheiros ficaram em atenção das 16h40 às 18h55. Já as zonas norte, leste e a marginal Tietê estiveram sob o aviso das 16h40 às 19h30. 

Por volta das 17h50, a chuva era forte na zona leste, principalmente nos bairros da Mooca, Penha, Aricanduva/Formosa, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaquera e parte de São Mateus. 

Houve registro de queda de granizo no aeroporto de Congonhas, entre 16h48 e 17h, e na Penha, às 16h37. A chuva também levou rajadas de vento à capital paulista e à região metropolitana. No aeroporto de Guarulhos, o vento chegou a atingir 57 km/h às 18h. Já no aeroporto Campo de Marte, na zona norte, e no aeroporto de Congonhas, na zona sul, as rajadas chegaram a 55,3 km/h às 17h10, e 44,5 km/h às 16h48, respectivamente.

De acordo com a agência meteorológica Climatempo, a rede de detecção de descargas elétricas Earth Network registrou 937 raios sobre a cidade até as 17h30.

Até as 19h, o CGE registrava três pontos de alagamento na cidade. Um transitável na avenida Antônio Munhoz Bonilha, na Freguesia do Ó; outro, também transitável, na avenida Alcântara Machado, próximo à avenida Álvaro Ramos, e um intransitável na rua Carolina Fonseca, próximo à avenida Pires do Rio, em São Miguel Paulista.

<p>Passageiros enfrentaram trens lotados na esta&ccedil;&atilde;o Corinthians/Itaquera</p>
Passageiros enfrentaram trens lotados na estação Corinthians/Itaquera
Foto: Juliana da Silva Passos / vc repórter
Metrô e CPTM

Devido às chuvas, os trens da Linha 1 - Azul do Metrô circulavam com velocidade reduzida entre as estações Tiradentes e Tucuruvi, às 19h30. O mesmo acontecia com as composições da Linha 3 - Vermelha, entre as estações Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda.

O mau tempo também afetou a circulação entre as estações Luz e Tatuapé da Linha 11 - Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A operação foi interrompida entre as estações Brás e Jardim Romana na Linha 12 - Safira em razão da queda de uma placa de uma passarela sobre a via férrea. Segundo a SPTrans, o sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foi acionado às 18h para atender o trecho entre as estações Jardim Helena e Jardim Romano. 

Previsão do tempo

O sol volta a aparecer em São Paulo na quinta-feira, que deve registrar mínima de 20ºC e máxima de 33ºC. Há previsão de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e o início da noite. Na sexta-feira, o dia permanece ensolarado e os termômetros devem variar entre 21ºC e 33ºC. Também há possibilidade de chuva forte. 

O leitor Jefferson Gonçalves, de Guarulhos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade