PUBLICIDADE

vc repórter: Cordeirópolis tem mais de 50 casos de dengue

Morador de Cordeirópolis afirmou que a situação no município é de “extrema calamidade pública” e denunciou um possível foco da doença

12 mar 2015 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, já tem mais de 50 casos confirmados de dengue em 2015. O número já supera o total registrado no ano passado, quando 43 casos foram confirmados. Morador do município, Denis Suidedos afirmou que a situação é de “extrema calamidade pública” e denunciou um possível foco da doença.

Imagens registradas por Denis, no dia 25 de fevereiro, mostram uma piscina de um centro de lazer com grande acúmulo de água, além do mato no local. De acordo com ele, o espaço está localizado na rua dos Cravos, no bairro do Jardim Eldorado, ao lado de uma escola. O leitor alertou para o risco oferecido às crianças, que, devido às condições propícias para proliferação do Aedes aegypti na área, poderiam ser contaminadas pelo vírus da dengue.

Siga o vc repórter no Twitter

Piscina com grande acúmulo de água suja preocupou moradores
Piscina com grande acúmulo de água suja preocupou moradores
Foto: Denis Suidedos / vc repórter

Procurada pelo Terra, a prefeitura de Cordeirópolis informou que o local em questão é o Centro de Lazer do Jardim Eldorado. O órgão explicou que o acúmulo de água se deu por conta “da última chuva” e afirmou que o problema já havia sido resolvido "há alguns dias”. Uma foto enviada pela administração municipal, no dia 4 de março, mostra a piscina limpa.

A falta de capinação no centro de lazer também foi alvo de denúncia
A falta de capinação no centro de lazer também foi alvo de denúncia
Foto: Denis Suidedos / vc repórter

A reportagem perguntou à prefeitura quando aconteceu a chuva, o que gerou tamanho acúmulo de sujeira, em que data foi realizada a limpeza da piscina, com que frequência o centro recebe serviços de manutenção, se o centro chegou a ser notificado devido às más condições e se a situação do espaço oferecia riscos de contaminação aos alunos da escola vizinha, entre outras questões. A administração municipal se recusou a responder todas elas e se limitou a dizer que a última manutenção foi realizada na semana passada, quando a Secretaria de Obras e Serviços urbanos realizou a limpeza e a capinação no local.

Foto enviada pela prefeitura, no dia 4 de março, mostra a piscina limpa
Foto enviada pela prefeitura, no dia 4 de março, mostra a piscina limpa
Foto: Prefeitura de Cordeirópolis / Divulgação

Quanto aos números da dengue, o órgão afirmou que, de janeiro até a última quarta-feira, foram registrados 54 casos de dengue na cidade. Em 2014, foram 43 casos confirmados e, em 2013, 500.

O leitor Denis Suidedos, de Cordeirópolis (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade