PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: contra cheias, lago no PR passa por desassoreamento

23 jan 2013 - 18h01
Compartilhar
Exibir comentários

Na próxima segunda-feira, 28, o processo de desassoreamento no lago do Parque Cachoeira, na cidade de Araucária, no Paraná, será iniciado em parceria com o governo estadual, por meio do Instituto das Águas do Paraná. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já alertou a população a respeito dos operários que trabalharão nas obras e que os animais aquáticos serão remanejados temporariamente sob a orientação de um biólogo.

Animais serão retirados e prefeitura promete o mínimo de impacto ambiental
Animais serão retirados e prefeitura promete o mínimo de impacto ambiental
Foto: Paulo Vidal / vc repórter

Segundo a prefeitura, as espécies serão separadas, classificadas em exóticas ou nativas, e, transferidas para outro local, que poderá ser um tanque ou lago. Em seguida, será feita a drenagem da água, para que os resíduos do fundo possam ser removidos. A secretaria estima que 10 mil m³ de sedimentos serão retirados durante a operação, o equivalente a aproximadamente 1500 caminhões de pequeno porte.

“Iremos fazer o desassoreamento com todo cuidado para que o impacto seja mínimo para a natureza. A população não deve estranhar o procedimento, será algo realizado para que haja a despoluição do lago e que além de ajudar na prevenção de cheias, permitirá a melhora na qualidade da água, das condições de vida da fauna e da flora aquática”, afirmou o engenheiro ambiental Bruno Tonel Otsuka.

De acordo com o órgão municipal, o convênio receberá o investimento de R$ 360 mil do governo estadual. Araucária foi escolhida por meio de um projeto que elaborou e, que, por meio da catalogação das espécies, poderá servir de base para futuros estudos. A previsão é que em dois meses o serviço esteja finalizado.

Além disso, a secretaria irá aproveitar o procedimento para padronizar as margens do lago com profundidade de 1 metro. O objetivo é evitar incidentes maiores com crianças. Também será realizada a manutenção das comportas existentes na região.

Histórico

Além da questão de cheias, em anos anteriores, o lago do Parque Cachoeira já teve problemas com proliferação excessiva de algas, devido à decomposição de materiais orgânicos na água. Após a despoluição do local, a prefeitura espera que os visitantes do parque ajudem a manter a organização e limpeza do parque.

O internauta Paulo Vidal, de Araucária (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade