PUBLICIDADE

vc repórter: com seca, denúncias de desperdício sobem em SP

Até este ano, tais denúncias eram raras e acabavam sendo catalogadas como registros comuns gerais

22 out 2014 - 10h29
(atualizado em 5/12/2014 às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Leitor flagra moradora lavando calçada em meio à crise em SP:

Um balanço realizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) aponta que as denúncias de desperdício de água têm aumentado ao longo deste ano, na região metropolitana de São Paulo. O relatório, que analisou números de fevereiro a setembro, foi solicitado à empresa pelo Terra, devido aos relatos enviados por leitores pelo canal vc repórter.

Siga o vc repórter no Twitter

Antes de apresentar os dados de 2014, a Sabesp esclareceu que o registro específico de denúncias deste tipo foi criado este ano, em fevereiro. Anteriormente, os casos eram catalogados como registros comuns gerais. Por este motivo, a companhia não dispunha dos números de 2013 para comparar com os atuais.

Em fevereiro, quando anunciou que recompensaria com descontos os clientes que reduzissem o consumo de água em 20%, a Sabesp recebeu 2.216 queixas de desperdício. O mês foi o terceiro com maior número de denúncias, ficando atrás apenas de setembro, quando foram registradas 2.323 reclamações, e de agosto, que liderou com 2.608 casos.

A companhia recebeu 848 denúncias em março, 1.341 em abril, 1.686 em maio, 810 em junho e 1.307 em julho. Entre fevereiro e setembro, foram 13.139 queixas no total. As cidades localizadas no norte da região metropolitana de São Paulo foram as que mais fizeram reclamações, com 3.508 registros.

De acordo com a Sabesp, o relatório de outubro será disponibilizado no início de novembro. A companhia adiantou que, com base na percepção de seus atendentes, o número de denúncias de desperdício tende a aumentar, podendo ultrapassar a marca dos 3 mil neste mês.

Fotografou algum caso de desperdício de água? Mande fotos para o Terra! As imagens enviadas por meio da página do vc repórter, ou pelo WhatsApp do canal (+55 11 97493.4521) podem ser inclusas na nossa galeria de flagras.

Os leitores M. C., de Carapicuíba (SP), Mariana Alonso de Carvalho, de São Paulo (SP), Elisa Silva e Arcanjo Costa, de Campinas (SP), e Lela Araújo Lima, de Campo Grande (MS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade