PUBLICIDADE

vc repórter: chuva gera transtornos e cheiro de esgoto na BA

Apesar do estrago relatado por moradores, a prefeitura de Vitória da Conquista nega que a cidade esteja em "alerta vermelho"

11 nov 2014 - 19h19
(atualizado às 19h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A chuva trouxe prejuízos para a população de Vitória da Conquista</p>
A chuva trouxe prejuízos para a população de Vitória da Conquista
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

A população de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, enfrentou nesta terça-feira as consequências da chuva que atingiu a cidade na última segunda-feira. Moradores afirmaram que a água danificou vias e calçadas, invadiu estabelecimentos e provocou o transbordamento de esgotos. De acordo com a agência meteorológica Climatempo, as pancadas seguem até domingo.

Siga o vc repórter no Twitter

O leitor Anderson Oliveira relatou que o atendimento foi suspenso em algumas lojas de Vitória da Conquista prejudicadas pela chuva. Ele afirmou também que, além dos transtornos, o mau cheiro de esgoto se espalhou pela avenida Ascendino Melo e por "diversas outras vias" da cidade.

Em nota, a prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informou que recebeu três notificações após a chuva. Segundo o órgão, técnicos visitaram vários pontos e constataram que “a água, apesar de invadir algumas casas e pontos comerciais, não provocou ocorrências mais graves”. A administração municipal ressaltou ainda que a cidade não se encontra em “alerta vermelho”.

Procurada pelo Terra para esclarecer a situação dos esgotos, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) afirmou que enviará uma equipe para verificar se há extravasamento de galerias na avenida Ascendino Melo.

A companhia explicou que o escoamento da água da chuva é feito por meio da rede de drenagem pluvial urbana, que é de responsabilidade da administração municipal, e acrescentou que a mistura do esgoto a essa água é causada por imóveis que descartam indevidamente seus esgotos domésticos nas redes. A prefeitura afirmou que tem investido em obras de drenagem antes de executar serviços de pavimentação.

Segundo a Embasa, a situação é agravada pelo mau hábito da população de descartar lixo e todo o tipo de resíduo nas vias públicas. Com a chuva, tais materiais são carregados para os canais de drenagem, provocando obstruções. A empresa destacou que, conforme a lei estadual n° 7.307/1998 e o decreto nº 7765/2000, a obrigação de ligar o imóvel à rede pública de esgotamento sanitário é do morador ou do proprietário.

A prefeitura informou que os cidadãos podem solicitar ajuda referente a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências, por meio do telefone da Defesa Civil (199).

O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade