PUBLICIDADE

vc repórter: chuva alaga Criciúma e deixa sul de SC em alerta

12 mai 2010 - 11h45
(atualizado às 12h27)
Compartilhar

Cinco caminhões do Exército deram início na manhã desta quarta-feira ao trabalho de ajuda às famílias atingidas pela chuva em Criciúma, no sul de Santa Catarina. O Estado sofre com constantes chuvas desde a última sexta-feira.

Até a manhã desta quarta-feira, a chuva havia afetado 16 bairros de Criciúma
Até a manhã desta quarta-feira, a chuva havia afetado 16 bairros de Criciúma
Foto: Leonardo Laureth / vc repórter

Os bairros Renascer, Paraíso, Sangão, Monte Castelo, Vila Francesa e Vila Manaus receberam as equipes, que também contam com a ajuda de um jipe. Somente no bairro Monte Castelo, o mais afetado de acordo com a prefeitura da cidade, vinte famílias foram atingidas e a água chegou a 1m de altura.

De acordo com a Defesa Civil municipal, pelo menos 16 bairros foram atingidos. Em um deles, o Vera Cruz, houve um deslizamento de terra, que não deixou feridos. Parte dos desabrigados está sendo levada para o ginásio municipal. A recomendação da secretária do Sistema Social, Geovânia de Sá, é que as pessoas em risco saiam de casa e procurem familiares ou abrigo.

A Defesa Civil do Estado recomenda que a população evite contato com as águas e não dirija em lugares alagados.

A preocupação se estende a Lages e Tubarão, onde chovia forte nesta madrugada. Até o início da tarde são esperadas descargas elétricas. No fim da tarde e noite a chuva será mais intensa, com rajadas de vento de 50km/h a 70km/h.

A instabilidade provocou chuva moderada em Florianópolis e temperatura em 14°C nesta madrugada. Em Santa Marta, rajadas de vento atingiram 74 km/h. Em Urubici os vento chegaram a 82 km/h.

De acordo com a meteorologista Josélia Pergolim, da agência Climatempo, o tempo deve prosseguir chuvoso nesta quarta-feira por conta de uma forte área de instabilidade que está sobre o Sul do Brasil. "Este conjunto de nuvens carregadas deve gerar uma frente fria associada a um ciclone extratropical no decorrer desta quarta-feira", afirma.

Entre esta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, o tempo continua instável com mais nebulosidade do Planalto ao Litoral, de acordo com o Epagri/Ciram. O motivo é um sistema de baixa pressão muito intenso (ciclone extratropical) em superfície e também em médios e altos níveis da atmosfera (vórtice ciclônico), associado à formação de uma frente fria no litoral de SP e RJ. A chuva persiste na região sul e no sul da Grande Florianópolis. É esperado que os alagamentos se mantenham.

O internauta Leonardo Laureth, de Criciúma (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade