PUBLICIDADE

vc repórter: cerca de 400 protestam contra estupros em Campinas

12 ago 2011 - 11h25
(atualizado às 11h29)
Compartilhar

Uma manifestação tomou conta das ruas do bairro de Barão Geraldo, em Campinas, na tarde desta quinta-feira, 11. Cerca de 400 pessoas, em sua maioria universitários, protestaram contra a ocorrência de estupros na região. No bairro se localiza o campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além das Faculdade de Campinas (Facamp) e da proximidade com Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp).

Manifestação realizada em bairro universitário de Campinas protestou contra onda de estupros na região
Manifestação realizada em bairro universitário de Campinas protestou contra onda de estupros na região
Foto: Fernanda Sunega / vc repórter

O objetivo do movimento é cobrar as autoridades contra o alto número de estupros ocorridos no bairro. O 7º Distrito Policial de Campinas fica em Barão Geraldo e, nesta quinta-feira, um muro em frente à delegacia amanheceu pichado com a frase: "Você pode ser a próxima a ser estuprada".

Os organizadores criaram o movimento via Facebook, e eram esperadas mais de 2 mil pessoas. Os manifestantes iniciaram a passeata às 15h30, na rotatória da avenida Romeu Tótima, conhecida como avenida Um, e finalizaram no terminal de ônibus do bairro, após passar por ruas consideradas perigosas.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a passeata causou lentidão por aproximação no trânsito de Barão Geraldo, com bloqueios pontuais em vias pelas quais os manifestantes passavam.

No mês de julho, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) divulgou dados apontando que Campinas teve 122 casos de estupro durante o primeiro semestre de 2011. Foram 52 no primeiro trimestre e 70 no segundo.

A internauta Fernanda Sunega, de Campinas (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade