PUBLICIDADE

vc repórter: calor provoca redemoinho de areia em SP

29 ago 2010 - 12h19
(atualizado às 14h05)
Compartilhar

Um fenômeno chamou a atenção da população de Penápolis, cidade localizada próxima a São José do Rio Preto, região noroeste de São Paulo. Uma formação muito semelhante a um tornado foi registrada no sábado, dia 28, deixando a impressão que o fenômeno havia atingido a cidade.

É comum os redemoinhos de areia serem confundidos com tornados
É comum os redemoinhos de areia serem confundidos com tornados
Foto: Rodolfo Wild de Souza / vc repórter

O que de fato ocorreu foi um dust devil, mais conhecido no Brasil como diabos de poeira, redemoinho de areia ou pés-de-vento.

De acordo com informações da agência Climatempo, é muito comum que as pessoas confundam os redemoinhos de areia com tornados pela sua semelhança visual, em formato de funil. Contudo, as características climáticas para a formação de cada um dos fenômenos é totalmente diferente.

Os redemoinhos de areia são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol. Além da baixa umidade do ar, neste dia foi registrada uma temperatura de 35ºC na região, clima ideal para a formação do "dust devil", cujo vento não atinge alta velocidade.

Já os tornados estão associados a tempos carregados e fechados. Eles são criados pela associação com tempestades severas que produzem fortes ventos, elevada precipitação pluviométrica e freqüentemente granizo. Os tornados causam grandes estragos, pois formam ventos de até 500 km/h.

O internauta Rodolfo Wild de Souza, de Penápolis (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade