PUBLICIDADE

vc repórter: cadeirante flagra desrespeito a vaga de deficiente no Rio

30 mai 2013 - 13h37
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Carro - sem nenhuma sinalização de pertencer a deficiente físico - estaciona em vaga especial em praça no bairro Rocha Miranda, no Rio</p>
Carro - sem nenhuma sinalização de pertencer a deficiente físico - estaciona em vaga especial em praça no bairro Rocha Miranda, no Rio
Foto: Paulo Roberto Martins Simões / vc repórter

Quase sempre que o bombeiro reformado Paulo Roberto Simões precisa estacionar seu veículo na praça Oito de Maio, em Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, enfrenta o mesmo problema: a vaga reservada aos portadores de necessidades especiais está ocupada por motoristas que desrespeitam a sinalização e estacionam irregularmente no local.

Há cerca de uma semana, não foi diferente. Ao chegar no local, um carro comum ocupava a vaga especial. De dentro de seu veículo, Simões registrou a infração para denunciar a prática. “ A praça é boa, tem rampas de acessibilidade e em volta tem um pequeno centro de comércio, por isso posso resolver várias coisas indo a um mesmo lugar. Mas é difícil conseguir estacionar lá, já que outras pessoas que tem toda condição de andar param no local”, relata Simões, que tem as duas pernas amputadas e se locomove com auxílio de cadeira de rodas.

“Com muito sacrifício, consegui adaptar meu carro para poder me locomover, e a praça é um dos poucos locais onde vou. Mas se as vagas estão ocupadas e eu for procurar um lugar de onde eu possa sair do carro com segurança, posso parar em um local proibido e ser multado”, queixa-se.

As vagas reservadas a deficientes físicos geralmente ficam próximas a rampas de acesso, e são mais espaçosas, para facilitar a saída do veículo de quem precisa de cadeira de rodas ou muletas. Apesar disso, a infração é uma constante nas ruas do País. De acordo com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), só no bairro Rocha Miranda, foram aplicadas este ano 663 multas a veículos que estacionaram a vagas de portadores de necessidades especiais.

“É uma pena que as pessoas ‘normais’ tirem o direito dos cadeirantes de estacionar”, diz Simões, que se queixa da falta de fiscalização. “Apenas quero que se tome uma providência no sentido de deixarem livre o nosso direito de ir e vir. Não é pedir muito para quem já perdeu tanto”, argumenta.

Ao Terra a GM-Rio afirmou que enviará uma equipe à praça para verificar a denúncia, e pediu a colaboração da população na denúncia deste tipo de irregularidade por meio da central de teleatendimento da prefeitura do Rio de Janeiro no telefone 1746.

O motorista que estacionar em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização pode ser multado com base no artigo 181, inciso XVII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é leve, e o condutor está sujeito a multa no valor de R$ 53,20 e perda de três pontos na carteira.

O internauta Paulo Roberto Martins Simões, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade