vc repórter: ar polar faz temperatura cair no RS
A chegada de um ar frio polar vindo do Uruguai e uma grande área de instabilidade fizeram a temperatura despencar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Em média, os termômetros registraram queda de 6°C. Em Carlos Barbosa, na serra gaúcha, o clima era de inverno pela manhã.
"A chuva fina e o forte vento aumentaram ainda mais a sensação de frio. Os termômetros oscilaram entre 10°C e 12°C", diz o morador Ari Heck.
Segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 6h, a temperatura em Bagé era de 8,8°C. No mesmo horário de quinta-feira, o termômetro marcava 17,1°C. Em Uruguaiana, a temperatura caiu de 18,8°C para 12°C. Em Santana do Livramento, a temperatura às 6h desta sexta era de 9,3°C e ontem, no mesmo horário, o termômetro marcava 16,3°C.
De acordo com a agência meteorológica Climatempo, o fim de semana ainda será frio no Rio Grande do Sul. No sábado, as cidades serranas, as áreas de planalto e o norte do Estado ainda terão bastante nebulosidade, com muita neblina. "Na capital Porto Alegre e nas outras áreas o sol vai predominar, mas com temperaturas baixas o dia todo", explica a meteorologista Josélia Pegorim.
Os municípios próximos à fronteira com o Uruguai, como Bagé e Santana do Livramento, podem amanhecer com geada por conta do frio intenso esperado para a madrugada. Ao amanhecer, os termômetros devem marcar valores entre 4°C e 6°C. "Caso ocorra a geada prevista, ela deve ser de fraca intensidade, sem causar prejuízos para a agricultura", afirma Pegorim.
No domingo os gaúchos voltam a ficar sem o sol. A previsão é de que a nebulosidade aumente e volte a chover. O aumento de nuvens vai colaborar para uma ligeira elevação das temperaturas.
O internauta Ari Heck, Carlos Barbosa (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.