1 evento ao vivo

vc repórter: ar polar faz temperatura cair no RS

23 abr 2010
15h48
atualizado às 16h25

A chegada de um ar frio polar vindo do Uruguai e uma grande área de instabilidade fizeram a temperatura despencar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Em média, os termômetros registraram queda de 6°C. Em Carlos Barbosa, na serra gaúcha, o clima era de inverno pela manhã.

O clima de inverno deixou as ruas vazias em Carlos Barbosa nesta manhã
O clima de inverno deixou as ruas vazias em Carlos Barbosa nesta manhã
Foto: Ari Heck / vc repórter

"A chuva fina e o forte vento aumentaram ainda mais a sensação de frio. Os termômetros oscilaram entre 10°C e 12°C", diz o morador Ari Heck.

Segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 6h, a temperatura em Bagé era de 8,8°C. No mesmo horário de quinta-feira, o termômetro marcava 17,1°C. Em Uruguaiana, a temperatura caiu de 18,8°C para 12°C. Em Santana do Livramento, a temperatura às 6h desta sexta era de 9,3°C e ontem, no mesmo horário, o termômetro marcava 16,3°C.

De acordo com a agência meteorológica Climatempo, o fim de semana ainda será frio no Rio Grande do Sul. No sábado, as cidades serranas, as áreas de planalto e o norte do Estado ainda terão bastante nebulosidade, com muita neblina. "Na capital Porto Alegre e nas outras áreas o sol vai predominar, mas com temperaturas baixas o dia todo", explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Os municípios próximos à fronteira com o Uruguai, como Bagé e Santana do Livramento, podem amanhecer com geada por conta do frio intenso esperado para a madrugada. Ao amanhecer, os termômetros devem marcar valores entre 4°C e 6°C. "Caso ocorra a geada prevista, ela deve ser de fraca intensidade, sem causar prejuízos para a agricultura", afirma Pegorim.

No domingo os gaúchos voltam a ficar sem o sol. A previsão é de que a nebulosidade aumente e volte a chover. O aumento de nuvens vai colaborar para uma ligeira elevação das temperaturas.

O internauta Ari Heck, Carlos Barbosa (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

compartilhe

publicidade