PUBLICIDADE

vc repórter: 87ª Festa da Achiropita segue até 1º de setembro em SP

11 ago 2013 - 15h20
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Acontece até o dia 1º de setembro no bairro do Bixiga a 87ª edição da Festa de Nossa Senhora da Achiropita, um dos mais tradicionais eventos da comunidade italiana de São Paulo.

Para atender ao público esperado de 250 mil pessoas, durante os finais de semana são montadas cerca de trinta barracas nas ruas Treze de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, que oferecem dezenas de pratos típicos da culinária italiana.

Entre as atrações, estão a tradicional fogazza, pizza, macarrão e penne a moda d’Achiropita, além de doces, vinhos e chopes. Ao todo, 12 mil fogazzas são consumidas por noite. A verba arrecadada com a festa é revertida a obras sociais da igreja da padroeira do Bixiga.

Origem
Conta a história que, no ano de 580, um capitão naval enfrentou uma grande tempestade no mar. Gritava por socorro a Nossa Senhora e prometeu que, se fosse salvo com sua tripulação, construiria um grande santuário em sua homenagem. Salvo, iniciou a construção da capela em Rossano Cálabro, região da Calábria, sul da Itália.

Um artista foi chamado para pintar as paredes com a imagem de Maria, mas todas as noites a pintura realizada pela manhã, desaparecia. Um vigilante foi designado para guardar o local e, numa certa noite, uma mulher com uma criança no colo pediu para entrar e rezar.

Quando o vigilante voltou à capela, viu a imagem da mulher e do menino estampadas nas paredes, no lugar da pintura. Assustado, teria saído da igreja aos gritos de "Nossa Senhora Achiropita" (que se lê "aquiróspita", e significa "não pintada por mãos humanas").

O internauta Eduardo Andreassi, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos,clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade