PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: 3 bebês nascem em recepção e 1 morre na Bahia

Com poucos médicos disponíveis, três partos foram realizados na recepção de um hospital de Vitória da Conquista

11 fev 2015 - 11h43
Compartilhar
Exibir comentários

A falta de médicos transformou a sala de recepção do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, em um centro cirúrgico, no último domingo. De acordo com a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, três partos foram realizados no local de atendimento.

O hospital confirmou um óbito, mas afirmou que, segundo laudo médico, o bebê já estava morto há um dia
O hospital confirmou um óbito, mas afirmou que, segundo laudo médico, o bebê já estava morto há um dia
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

Morador da cidade, o leitor Anderson Oliveira afirmou que a unidade médica tem sido alvo de críticas há meses, devido a casos de “falta de alimentação e óbito em procedimentos de partos”. O problema ganhou ainda mais evidência no domingo, após a notícia de que um bebê não resistiu e morreu logo após nascer na recepção do hospital.

Siga o vc repórter no Twitter

Responsável por administrar o local, a fundação afirmou que, “para normalização do atendimento às gestantes de alto-risco de Vitória da Conquista e municípios pactuados, está buscando o preenchimento total das escalas de obstetrícia da unidade, por meio do remanejamento de profissionais da rede”. O órgão confirmou que, no sábado, o atendimento médico obstétrico foi feito por apenas um profissional plantonista, que atendeu casos de urgência. No domingo e na segunda-feira, obstetras plantonistas realizaram o atendimento.

Sobre os três partos, a fundação afirmou que uma das crianças já estava nascendo quando a mãe chegou à maternidade. Quanto ao caso de óbito, o órgão rebateu as informações iniciais e disse que, segundo o laudo médico, o bebê “estava natimorto e com sinais de maceração e abaulamento. Ou seja, já se encontrava morto há pelo menos um dia”. A entidade acrescentou ainda que a gestante veio de Itambé, sem regulação para ser atendida em Vitória da Conquista.

A Fundação reforçou que investigará, separadamente, todas as “situações”.

O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade