PUBLICIDADE

Vai a 741 o n° de mortos pela chuva na região serrana do Rio

19 jan 2011 - 09h28
(atualizado às 19h52)
Compartilhar

As enxurradas e deslizamentos de terra provocados pelo excesso de chuvas na região serrana do Rio de Janeiro entre os dias 11 e 12 de janeiro já causaram a morte de 741 pessoas. Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil nesta quarta-feira, 355 vítimas fatais foram registradas em Nova Friburgo, 302 em Teresópolis, 63 em Petrópolis e 21 em Sumidouro.

» Veja como ajudar os desabrigados pela chuva no RJ

Os números da secretaria, entretanto, não contabilizam para São José do Vale do Rio Preto três mortes confirmadas pela Defesa Civil municipal. O balanço do Estado também não confirma uma morte em Bom Jardim, registrada pela Polícia Civil.

De acordo com os dados oficiais, 6,4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Petrópolis, 5.190 em Nova Friburgo e 2.240 em Teresópolis.

Nesta quarta, o dia amanheceu com sol forte, o que facilitou o trabalho das equipes de limpeza e resgate. Apesar disso, algumas 20 pontos regiões de Nova Fribugo continuam isoladas, de acordo com o tenente-coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil.

Em relação ao fornecimento de energia elétrica, a concessionária Energisa informou que 97% dos clientes já tinham o serviço. O fornecimento de energia à principal estação de tratamento de água da Nova Friburgo foi reestabelecido, após a chuva danificar a rede de alta tensão.

O coordenador do segundo maior galpão de donativos de Teresópolis negou hoje os boatos de vítimas isoladas tenham comido carne de cachorro. Segundo o empresário Gilmar Gomes Chaves, moradores de todas as regiões receberam donativos.

Na edição de hoje do Diário Oficial da União, a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu o estado de calamidade pública decretado pelos municípios de Nova Friburgo, Sumidouro e Petrópolis. Com isso, o município e a população afetada podem fazer uso de alguns benefícios. Entre eles, estão a dispensa de licitação para a contratação de obras emergenciais e ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva, arrastando a seta à esquerda da foto

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade