PUBLICIDADE

Vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

8 jun 2013 - 08h31
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) começa neste sábado, segundo informações do Ministério da Saúde. A meta é vacinar 95% das 12,9 milhões de crianças de seis meses a cinco anos que existem no País. A campanha se estende até o dia 21 de junho.

De acordo com o ministério, 115 mil postos de vacinação estarão em funcionamento neste sábado, além dos postos móveis que serão instalados em shoppings, rodoviárias e escolas. O Ministério da Saúde destinou R$ 13,7 milhões para a aquisição de 19,4 milhões de doses da vacina oral (as chamadas gotinhas).

Não existe tratamento para a poliomielite e a vacinação serve como prevenção. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

O ministério ressalta que é importante os pais levarem a caderneta de vacinação de seus filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança. Em 2012, foram vacinadas cerca de 14 milhões de crianças, o que representou 99% do público alvo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade