PUBLICIDADE

Rio fecha cinturão de segurança na Maré antes das Olimpíadas

Segurança vai ser reforçada nas regiões próximas ao Aeroporto do Galeão, por onde devem chegar as delegações olímpicas

28 abr 2015 - 15h06
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A partir da próxima sexta-feira (1/5), a Polícia Militar do Rio de Janeiro vai recomeçar a substituir o exército em quatro favelas do Complexo da Maré. A confirmação foi feita pelo Secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. “Até o primeiro trimestre de 2016 todas as UPPs da Maré devem estar prontas”, disse. A ocupação faz parte do cinturão de segurança para os Jogos Olímpicos, já que a Maré está no entorno do Aeroporto Internacional do Galeão, porta de entrada de delegações, dirigentes e torcedores no Rio de Janeiro.

José Mariano Beltrame anunciou que a segurança será reforçada na região do Galeão
José Mariano Beltrame anunciou que a segurança será reforçada na região do Galeão
Foto: Amanda Santos / Fotos Públicas

A primeira UPP, na Praia de Ramos e Roquete Pinto deve ser inaugurada no mês de julho, data em que está prevista a saída total do exército da comunidade. “Vai ter quatro partes essa ocupação”, disse Beltrame. As novas cinco bases da UPP já devem seguir os novos padrões de segurança estabelecidos pela Secretaria, em substituição aos contêineres que eram usados até agora.

Siga o Terra Notícias no Twitter

As comunidades que serão ocupadas a partir do dia 1º de Maio vão ser Nova Holanda, Parque União, Rubem Vaz e Parque Maré. Além disso, a Secretaria de Segurança anunciou que as favelas da Pedreira e Chapadão, em Csta Barros, vão ser ocupadas em breve, mas não deu mais detalhes sobre o cronograma. A região é palco constante de conflito entre traficantes e policiais na Zona Oeste da cidade.

Manifestantes denunciam violência policial e pedem fim de UPP:

O secretário confirmou ainda um grande remanejamento de policiais militares de 20 batalhões. A informação tinha sido publicada em um boletim interno da corporação. A intenção da PM é reforçar o policiamento na Baixada Fluminense onde os números do Instituto de Segurança Pública apontam para aumento da criminalidade. Policiais que vieram do interior para trabalhar em Unidades de Polícia Pacificadora vão retornar aos seus locais de origem. A experiência, de acordo com Beltrame, não deu certo. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade