PUBLICIDADE

Cidades

Umidade cai para 30% e São Paulo entra em estado de atenção

29 ago 2010 - 15h02
(atualizado às 15h08)
Compartilhar

A Defesa Civil de São Paulo decretou na tarde deste domingo estado de atenção em toda a cidade devido à baixa umidade relativa do ar. Às 14h44, o índice estava em cerca de 30%, com tendência a diminuir, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

No parque Villa Lobos, o termômetro chegou a marcar 38°C
No parque Villa Lobos, o termômetro chegou a marcar 38°C
Foto: Ivan Pacheco / Terra

À tarde as temperaturas subiram e atingiram os 31°C, segundo o CGE. A umidade relativa do ar voltou a cair, chegando a 23% no Mirante de Santana e a 25,3% no aeroporto de Congonhas. Na segunda-feira, uma frente fria passa pelo litoral paulista, mas não leva chuva à capital. Os ventos úmidos, entretanto, aumentam a nebulosidade e a umidade relativa do ar, o que deve aliviar a sensação de calor dos últimos dias.

A recomendação é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h. É aconselhável a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

A Defesa Civil alerta ainda às pessoas para que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas.

Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade