PUBLICIDADE

Três dias após transplante, bebê Sofia brinca com mãe em UTI

Criança passou por cirurgia de nove horas nos EUA e recebeu doação de órgãos

13 abr 2015 - 18h15
(atualizado em 14/4/2015 às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Apenas três dias após ser submetida a um transplante multivisceral, a pequena Sofia Gonçalves de Lacerda, de um ano e três meses, já saiu da sedação e até brinca com a mãe, Patrícia Lacerda, mesmo ainda estando em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ela está internada no Jackson Memorial Medical Center, em Miami, nos Estados Unidos, onde fez a cirurgia na última sexta-feira. O procedimento durou nove horas e foi comandado pelo cirurgião brasileiro Rodrigo Vianna.

Sofia recebe tratamento médico nos Estados Unidos
Sofia recebe tratamento médico nos Estados Unidos
Foto: Facebook/AjudeSofia / Reprodução

A família divulgou um vídeo no Facebook, na tarde desta segunda-feira, em que Sofia aparece bastante animada. Ela balança as perninhas quando ouve e vê a mãe. "Aqui está a pura vibração de alegria, todos comemorando, cada dia de evolução de nossa bonequinha. Acabou de ser desentubada e já está fazendo festa. Existe alegria maior?!! Obrigada meu Deus, obrigada Brasil, obrigada Dr. Rodrigo e sua equipe", escreve a família na mensagem. Ela também pediu para que as pessoas continuem orando pela recuperação da filha. 

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Que hoje seja apenas um dos muitos dias para comemorarmos a recuperação de nossa bonequinha. Continuemos com nossas orações, sempre. Lembrado que Deus é o dono da vida. Conto com suas vibrações, orações pensamentos positivos sempre, a luta ainda é longa".

Em entrevista ao Terra, Patrícia avaliou como positiva a recuperação da filha. "Os médicos dizem que ela está evoluindo bem, mas ainda tem muito tempo para ficar completamente boa. Mas todos estão felizes com sua evolução”.

Segundo ela, a previsão é de que Sofia permaneça na UTI por pelo menos mais dois dias e depois siga para o quarto. Os pais ainda não sabem quando ela deve receber alta médica. "Se tudo correr como está, iremos logo (para casa). Comemorar de verdade só quando ela tiver alta. E com fé em Deus a recuperação será tranquila, como tem sido até agora", comentou.

 

Aqui está a pura vibração de alegria, todos comemorando,cada dia de evolução de nossa bonequinha...Acabou de ser desentubado e já está fazendo festa.Existe alegria maior?!!Obrigada meu Deus, obrigada Brasil, obrigada Dr Rodrigo e sua equipe...Obrigada anjinho doador,você será amado é sempre lembrado em nossas orações... Que Deus conforte o coração dos familiares de nossa anjinho doador, e sei que neste momento devem está felizes em participar desta vida, vida da Sofia.Que hoje seja apenas um dos muito dias para comemorarmos a recuperação de nossa bonequinha.Continuemos com nossas orações,sempre.Lembrado que Deus é o dono da vida. Conto com sua vibrações, orações pensamentos positivos sempre, a luta ainda é longa.

Posted by Ajude a Sofia on Segunda, 13 de abril de 2015

 

Ela e o marido Gilson Gonçalves têm acompanhado Sofia 24h na UTI. "Aqui é diferente, os pais podem ficar. Para qualquer criança é muito importante os pais estarem presentes. Eles sentem toda a nossa energia". 

Na mensagem publicada aos seguidores na tarde desta segunda-feira, a mãe de Sofia também lembrou da criança de 11 meses, do Estado da Flórida, que doou os órgãos para que a cirurgia da filha pudesse ser realizada.

“Obrigada anjinho doador, você será amado é sempre lembrado em nossas orações... Que Deus conforte o coração dos familiares de nosso anjinho doador, e sei que neste momento estão felizes em participar desta vida, vida da Sofia”.

Batalha judicial 

Sofia é portadora da síndrome de megabexiga micrólon e hipoperistaltismo intestinal (MMHIS), também conhecida como síndrome de Berdon. Devido à doença, ela precisou transplantar seis ógãos. Sem condições financeiras para arcar com o tratamento, a família deu início a uma batalha judicial contra o governo brasileiro. Esse tipo de transplante não é feito em crianças no País, por isso para ter chances de sobreviver, Sofia teria que ser levada aos Estados Unidos.

Na época o advogado da família, Miguel Navarro, chegou a pedir a prisão do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o acusando de prevaricação e desobediência à ordem liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) que determinou a transferência de Sofia.

Após algumas semanas de expectativa e desespero, já que o estado de saúde dela piorava com a demora, a família venceu a batalha na Justiça contra o Ministério da Saúde e este foi obrigado a depositar quase R$ 2,25 milhões para pagar o tratamento da menina. Pai, mãe e bebê embarcaram para os Estados Unidos em julho do ano passado, onde vivem desde então.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade