PUBLICIDADE

Tremor de 4,5 graus atinge DF; prédios são evacuados

8 out 2010 - 17h55
(atualizado às 22h11)
Compartilhar

Um tremor de terra de 4,5 graus de magnitude atingiu a região Centro-Oeste do País no fim da tarde sexta-feira, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O Serviço Geológico dos Estados Unidos também registrou o fenômeno, mas aferiu a magnitude 5 ao sismo.

O site do Serviço Geológico americano apontou o epicentro do tremor
O site do Serviço Geológico americano apontou o epicentro do tremor
Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos / Reprodução

O tremor ocorreu às 17h16 e teve epicentro na divisa entre Tocantins e Goiás, a 255 km de Brasília, com profundidade de 14,8 km, informou o serviço americano. O observatório informou que o epicentro foi na cidade de Mara Rosa (GO). "Houve um tremor seguido de outro. Há chances de acontecer novamente hoje", disse o diretor da organização, George França, segundo nota no site da UnB.

No município de Mara Rosa, houve relatos de dois tremores. "Foi horrível. Tudo estava balançando. A TV estava se mexendo. No começo eu pensei que era um caminhão. Todo mundo sentiu isso", disse a aposentada Maria Terezinha Borges Cardoso. "Tudo estava se mexendo. Algumas pessoas saíram às ruas e rezaram. Algumas coisas caíram no chão", disse.

Evacuações

Segundo testemunhas, houve pânico entre funcionários na Esplanada dos Ministérios. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve orientação para que os servidores deixassem o prédio. Também foram evacudados o edifício do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), do Ministério das Cidades e dois prédios do Setor Bancário Norte, todos na região central de Brasília.

No Palácio do Planalto, servidores do quarto andar foram orientados a deixar o prédio caso um novo abalo fosse sentido. No andar estão a Casa Civil, o Gabinete de Segurança Institucional e a Secretaria de Relações Institucionais.

Os bombeiros de Brasília informaram que receberam cerca de 200 ligações sobre o tremor em imóveis, mas que não há registro de vítimas ou danos materiais até o momento. Homens do Corpo de Bombeiros estão verificando prédios que podem ter sofrido rachaduras. A corporação orientou a população a manter a calma e evacuar prédios e casas caso um novo tremor seja sentido.

Com informações da Reuters e Luciana Cobucci.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade