Cidades

publicidade
15 de novembro de 2012 • 12h57 • atualizado às 15h44

Trem até o aeroporto de Guarulhos tem data marcada para 2014

 

Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O governo de São Paulo estipulou uma data para a construção do tão esperado trem até o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana da capital. A meta, de acordo com a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), é que a estação e a linha estejam operando até 2014 - mas não para a Copa do Mundo. O edital de pré-qualificação de empresas interessadas na obra deve ser lançado no começo de dezembro deste ano.

A integração por via férrea da capital paulista até o terminal internacional de aeronaves terá 11 km e deve ser feita com a construção da nova Linha-13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ligará a estação Engenheiro Goulart, da Linha 12, até o terminal com uma estação no terminal rodoviário Cecap.

"Esta linha esté sendo prevista para o segundo trimestre de 2014, mas para a Copa será difícil", disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O anúncio foi feito após a divulgação do prolongamento da Linha 9-Esmeralda, que deve ser aumentada desde Jurubatuba até a região de Parelheiros, no terminal Varginha.

De acordo com Alckmin, a meta é de entregar a extensão em 18 meses, também com prazo em 2014. "Queremos, se Deus quiser, começar as obras em abril", disse. Para a construção serão desapropriadas as casas de 381 famílias que ficam no caminho da linha e terão como optar entre serem realocadas ou receber indenização. O custo total desta obra é R$ 350 milhões.

Terra