PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

RS: termina velório coletivo de vítimas de incêndio em boate

28 jan 2013 - 16h22
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Construído para abrigar atividades desportivas e lazer, o Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria, mais conhecido pelos locais como Farrezão, ficará marcado na história da cidade como um centro de luto e dor desde que serviu de base para atender as famílias de vítimas do incêndio que matou 231 pessoas na boate Kiss. Os últimos três corpos de jovens vítimas da tragédia deixaram o local por volta das 16h.

Famílias realizaram velório coletivo após a tragédia em Santa Maria
Famílias realizaram velório coletivo após a tragédia em Santa Maria
Foto: Fernando Borges / Terra

[VC]Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

GVeja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

 
Os dois últimos caixões que eram dispostos sobre cavaletes à beira da quadra de esportes resumiam o perfil das vítimas da festa: jovens que aproveitavam a noite em um fim de semana. Um urso de pelúcia repousava sobre o caixão de Natana Canto, 20 anos, enquanto perto dali um boneco do Tux, pinguim que representa o sistema operacional Linux, representava a paixão por tecnologia de João Carlos Barcellos da Silva, 24 anos, dono do site Zoom.
 
O clima pesado que envolveu o ginásio Farrezão foi compensado por muita solidariedade. Sede e fome nunca foi sentida no local, tamanho o número de voluntários que distribuíam água e comida para os presentes. No instante mais tenso, quando os familiares ainda buscavam informação e identificar as vítimas, equipes de psicólogos, médicos e assistentes sociais davam suporte para as pessoas.
 
De propriedade da prefeitura, o Centro Desportivo Municipal foi montado para reunir os corpos das vítimas do incêndio, enquanto familiares eram cadastrados para iniciar o reconhecimento. O processo foi rápido e, no domingo, quase a totalidade das vítimas foi identificada. Passaram por lá diversas autoridades, como a presidente Dilma Rousseff, que chorou ao consolar pais de vítimas.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro
 

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

 

 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade