PUBLICIDADE

Cidades

RS: incêndio em boate deixa pelo menos 233 mortos, diz polícia

27 jan 2013 - 07h15
(atualizado em 4/12/2013 às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Um incêndio de grandes proporções em uma casa noturna deixou até o momento 233 mortos em Santa Maria (RS) na madrugada deste domingo, segundo o comando da Brigada Militar. Inicialmente, o órgão havia divulgado que 245 pessoas haviam morrido, depois passou para 232 e no final desta tarde foi confirmada mais uma morte. Outras 131 pessoas estão hospitalizadas. O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. A área está isolada. 

Incêndio causou tumulto no local. Fogo teria começado após um sinalizador ser aceso na boate
Incêndio causou tumulto no local. Fogo teria começado após um sinalizador ser aceso na boate
Foto: Deivid Dutra / Agência Freelancer

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

"É um incêndio que causou dezenas de mortes. Estamos apurando o número final. É realmente significativo. Montamos um comitê gestor da crise no Farrezão (Centro Desportivo Municipal), onde está sendo feita a identificação dos corpos e facilitar o mais breve possível a liberação para os familiares", informou o comandante da Brigada Militar Cleberson Braida Bastianello, em entrevista coletiva.

"As pessoas erraram a porta de saída, que fica ao lado do banheiro. Quase a totalidade morreu por asfixia. No desespero para sair, as pessoas foram encontradas no banheiro empilhadas, quase o teto", contou o tenente-coronel da Brigada Militar e vereador da cidade, João Vargas, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Segundo um segurança que trabalhava no local no momento do incêndio, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou.

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar está envolvido no atendimento, além de equipes da região e também da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, da Base Aérea, da Superintência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e voluntários.

Por volta das 10h40, foi encerrada a remoção dos corpos das vítimas em um caminhão da Brigada Militar. Eles foram levados para um ginásio da região central onde era feito o reconhecimento. Uma força-tarefa do Instituto-Geral de Perícias foi montada para acelerar os trabalhos de identificação, além da investigação sobre as causas da tragédia. “Temos que agir rapidamente para amenizar as conseqüências”, declarou o secretário da Segurança, Airton Michels.

Segundo a Secretaria da Segurança, toda a estrutura do órgão foi colocada à disposição para os trabalhos de apoio às vítimas. Ainda de madrugada, o secretário determinou que todas as aeronaves das polícias ficassem à disposição para o transporte de feridos.

Sinalizador

De acordo com o coronel-comandante do Corpo de Bombeiros em entrevista à Rádio Gaúcha, Guido Pedroso de Melo, o fogo teria iniciado com um sinalizador. "A informação que colhemos no local foi que o que gerou o incêndio é que alguém da banda que estava animando a festa acendeu um sinalizador e acabou pegando na forração (no teto) com base de isopor", informou. Segundo o coronel, muitas pessoas desmaiaram por causa da fumaça tóxica expelida pelo material queimado. 

Colaboraram com esta notícia os internauta Alexsandro Rubenich, de Santa Maria (RS) e Nilton Maicá, de Porto Alegre, que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade