PUBLICIDADE

RS: falta de documentos dificulta identificação de mulheres

27 jan 2013 - 12h31
(atualizado às 18h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil de Santa Maria tem dificuldades na identificação dos corpos das vítimas do incêndio em uma casa noturna de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, que deixou ao menos 233 mortos na madrugada deste domingo. De acordo com o delegado titular da 3ª DP, Sandro Meinerz, o maior problema é na identificação de mulheres. Mais de 100 pessoas do sexo feminino morreram na tragédia.

Resgate dos corpos pelos bombeiros durou toda a madrugada
Resgate dos corpos pelos bombeiros durou toda a madrugada
Foto: Deivid Dutra / Agência Freelancer

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

"É um processo muito difícil, as mulheres geralmente não têm o documento de identidade junto ao corpo, e as bolsas se perderam", explica. Segundo o delegado, a primeira parte dos corpos a ser identificada será a dos que portavam documentos. "Num segundo momento, após serem submetidos à necropsia, vamos liberando esses cadáveres para as famílias", diz.

De acordo com Meinerz, a Polícia Civil está toda mobilizada em uma força tarefa para o caso. "Estamos fazendo diligências, há uma equipe trabalhando no local para saber se houve culpados ou não. Outra equipe trabalha na tomada de depoimentos de gente que estava lá dentro, que trabalhava na boate."

Segundo o delegado, os donos da Boate Kiss ainda não se apresentaram à polícia. "Esperávamos que fizessem isso, mas, até agora, não foram a nenhuma delegacia", diz. Meinerz informou que ainda é cedo para pedir a prisão preventiva dos proprietários do estabelecimento. "Antes de tomar uma medida nesse sentido, precisamos ter uma compreensão exata do que aconteceu, quem agiu com culpa. Até onde sabemos, o incêndio começou após um processo pirotécnico de alguém da banda. Não sei como funcionava o local, mas acredito que isso não poderia ter sido realizado ali dentro. Vamos analisar também as condições da capacidade do local, se havia gente demais ali dentro", afirmou.

Meinerz informou que um integrante da banda que tocava no momento da tragédia já está na delegacia prestando depoimento. O delegado não tinha informações se os músicos se feriram ou morreram no incêndio.

Incêndio em casa noturna
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
 
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
 
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade