PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

RS: com morte de jovem, sobe para 241 nº de vítimas da Boate Kiss

Driele Pedroso Lucas estava na CTI do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e morreu nesta manhã

7 mar 2013 - 12h04
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Natural de Santa Maria, Driele Pedroso Lucas tentava se recuperar após o incêndio na Boate Kiss, em 27 de janeiro
Natural de Santa Maria, Driele Pedroso Lucas tentava se recuperar após o incêndio na Boate Kiss, em 27 de janeiro
Foto: Reprodução

A jovem Driele Pedroso Lucas, 23 anos, morreu às 7h desta quinta-feira no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS). Natural de Santa Maria, ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital desde o incêndio na Boate Kiss, em 27 de janeiro, que deixou mais 240 mortos.

Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria 

Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte 

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

Veja a lista com os nomes das 239 vítimas do incêndio da Boate Kiss

A irmã dela, Ritchieli Pedroso Lucas, 19 anos - primeira colocada no vestibular para Ciências Biológicas na Unversidade Federal de Santa Maria (UFSM) - permanece internada, também na CTI do Hospital Mãe de Deus. Ao todo, 20 pessoas ainda estão internadas em hospitais do Rio Grande do Sul, buscando recuperação após a tragédia de Santa Maria.

Incêndio na Boate Kiss

Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio deixou mais de 230 mortos em Santa Maria (RS). O fogo na Boate Kiss começou por volta das 2h30, quando um integrante da banda que fazia show na festa universitária lançou um artefato pirotécnico, que atingiu a espuma altamente inflamável do teto da boate.

Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados. A maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica, contendo cianeto, liberada pela queima da espuma.

Os mortos foram velados no Centro Desportivo Municipal, e a prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias. A presidente Dilma Rousseff interrompeu uma viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde prestou solidariedade aos parentes dos mortos.

Os feridos graves foram divididos em hospitais de Santa Maria e da região metropolitana de Porto Alegre, para onde foram levados com apoio de helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O Ministério da Saúde, com apoio dos governos estadual e municipais, criou uma grande operação de atendimento às vítimas.

Quatro pessoas foram presas temporariamente - dois sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr, conhecido como Kiko, e Mauro Hoffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Enquanto a Polícia Civil investiga documentos e alvarás, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros divergem sobre a responsabilidade de fiscalização da casa noturna.

A tragédia fez com que várias cidades do País realizassem varreduras em boates contra falhas de segurança, e vários estabelecimentos foram fechados. Mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul cancelaram a programação de Carnaval devido ao incêndio.

No dia 25 de fevereiro, foi criada a Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. A intenção é oferecer amparo psicológico a todas as famílias, lutar por ações de fiscalização e mudança de leis, acompanhar o inquérito policial e não deixar a tragédia cair no esquecimento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade