PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

RS: aumenta o número de internados por causa do incêndio

30 jan 2013 - 07h54
(atualizado às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de pessoas hospitalizadas em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria por causa do incêndio na Boate Kiss subiu de 123 para 143. A informação foi dada no início da manhã desta quarta-feira pelo diretor técnico do hospital Conceição, que representou a Força Nacional do SUS em entrevista coletiva, Neio Pereira. "Algumas pessoas procuraram atendimento médico nas últimas horas e ficaram em observação", explicou sobre o aumento nos internados. 

Padilha: 75 feridos estão em estado crítico:

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

Infográfico: Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

De acordo com o boletim, 81 estão hospitalizados em Santa Maria - 25 em ventilação mecânica. Na Grande Porto Alegre, 62 estão internados e, destes, apenas cinco respiram sem a ajuda de aparelhos. Ao todo, 75 pessoas seguem em estado crítico. Não estão contabilizados nesse balanço três pessoas que estão internadas em Ijuí, Caxias do Sul e Cruz Alta.

"Segue a orientação para qualquer pessoa que estava no evento e sentirem falta de ar e desconforto procurarem atendimento médico. Até 72 horas ou pouco mais pode acontecer tardiamente a reação respiratória, então algumas pessoas procuraram o hospital e estão em observação. Então esse número (de internados) é variável", alertou Pereira.

Cerca de 200 profissionais da área psicossocial estão em plantão e dão suporte a familiares e sobreviventes. "O estresse causado pelo trauma muitas vezes demora 48 a 72 horas para aparecer. As pessoas começam a entrar em sua depressão pelo luto, que é normal. Pessoas que estavam lá dentro e saíram . Familiares que perderam entes queridos começam a apresentar alguns sintomas", disse o diretor.

O Ministério da Saúde informou que há 45 vagas de UTI, com 16 a serem criadas. Há 13 médicos para atuar na remoção de vítimas para Porto Alegre, com 10 leitos em aviões e helicópteros.

 
INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Mortes

Ao todo, 235 pessoas morreram por causa do incêndio. Ontem à noite, foi confirmada a primeira morte de vítima internada em hospital desde a tragédia. Gustavo Marques Gonçalves estava no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPS) e teve morte encefálica. Ele teve mais de 70% do corpo queimado.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade