PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Prefeitura de SP avalia lei sobre incêndios após tragédia no RS

28 jan 2013 - 12h21
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), determinou que um grupo de trabalho analise a legislação que dita regras sobre a segurança em locais fechados e sobre a prevenção de incêndios em estabelecimentos destinados a reuniões de pessoas na capital paulista. A  determinação ocorreu após a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (interior do Rio Grande do Sul), que matou mais de 230 pessoas, na madrugada de domingo (27).

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

A intenção do prefeito é tornar mais rígida a fiscalização destes estabelecimentos na cidade. Para tanto, uma comissão formada pelos secretários municipais Antonio Donato (Governo) e Chico Macena (Coordenação de Subprefeituras), e por integrantes do Departamento de Controle de Uso de Imóveis (Contru), começará a se reunir a partir desta segunda-feira para listar as medidas que devem ser tomadas.
 
 
INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro
 
Atual secretário de Governo da prefeitura, Donato presidiu, quando vereador, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Licenciamentos da Câmara Municipal de São Paulo, que em 2006 concluiu que a administração municipal não tinha estrutura suficiente para fiscalizar a segurança dos locais destinados a eventos com grande público. A expectativa é que sejam anunciadas medidas neste sentido ainda nesta semana.
 
Em São Paulo, os estabelecimentos destinados a reuniões públicas, com lotação igual ou superior a 250 pessoas - como boates, salões de eventos, casas noturnas, teatros e similares -  são obrigados a ter um alvará de funcionamento específicio para a função do local (concedido pela prefeitura), bem como laudo técnico de segurança, além da planta da edificação que comprove que a área tem os equipamentos e atende às normas de prevenção de tragédias previstas em lei. Além disso, o Contru determina a inspeção periódica de equipamentos como, portas corta-fogo,  rotas de fuga, extintores de incêndio, iluminação de emergência, entre outros. 
 
Incêndio na Boate Kiss
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
 
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
 
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos
 
 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade