PUBLICIDADE

Prefeitura de Santa Maria decreta luto de 30 dias após tragédia

27 jan 2013 - 11h00
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, na região central do Rio Grande do Sul, decretou na manhã deste domingo luto oficial de 30 dias por causa do incêndio em uma casa noturna nesta madrugada que deixou mais de 230 mortos.  De acordo com a prefeitura, a medida prevê a contratação imediata de profissionais da área da saúde, como psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias das vítimas.

O incêndio começou por volta das 2h30 na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade
O incêndio começou por volta das 2h30 na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade
Foto: Deivid Dutra / Agência Freelancer

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Em nota, a administração municipal informou que o governador Tarso Genro devera chegar à cidade no final desta manhã e que Schirmer recebeu um telefone na presidente Dilma Rousseff, que também deve ir à Santa Maria nas próximas horas.

"O prefeito e equipe de governo continuam acompanhando o incidente e ajudando de perto no socorro e resgate das vítimas, junto aos Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, polícias militar e civil e demais instituições envolvidas", diz a prefeitura em nota.

O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. A área está isolada. De acordo com o coronel-comandante do Corpo de Bombeiros em entrevista à Rádio Gaúcha, Guido Pedroso de Melo, o fogo teria iniciado com um sinalizador. "A informação que colhemos no local foi que o que gerou o incêndio é que alguém da banda que estava animando a festa acendeu um sinalizador e acabou pegando na forração (no teto) com base de isopor", informou. Segundo o coronel, muitas pessoas desmaiaram por causa da fumaça tóxica expelida pelo material queimado. 

UFSM lamenta tragédia

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde muitos das vítimas da tragédia estudava, também lamentou nesta manhã a tragédia na casa noturna. "A Universidade manifesta seu luto em razão dos envolvidos no incidente ocorrido na madrugada de domingo (27). O reitor da UFSM convoca todos os psicólogos e assistentes sociais do quadro de servidores da instituição para que compareçam ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) com o objetivo de prestar auxílio aos envolvidos e seus familiares", disse a instituição em nota.

Incêndio em casa noturna
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
 
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos..

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade