PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Polícia: nº de mortos exclui óbitos em hospitais e deve aumentar

27 jan 2013 - 23h34
(atualizado às 23h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de aproximadamente 230 mortos na boate Kiss, em Santa Maria (RS), envolve apenas vítimas que passaram pelo Centro Desportivo Municipal (CDM) da cidade, que concentrou o trabalho de reconhecimento dos corpos. Por causa disso, o número de mortos deve aumentar nos próximos dias, quando forem atualizados dados de pessoas que podem ter morrido após dar entrada em hospitais.

Santa Maria: vídeo mostra como era show pirotécnico de banda:

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Veja a cronologia do incêndio na Boate Kiss em Santa Maria

"A lista final de óbitos deverá, infelizmente, superar esse numeral. Porque pessoas entraram em óbitos em hospitais. Nós estamos trabalhando esses números aqui (no CDM)", disse Clérberson Bastianello, comandante do 2º Batalhão da Brigada Militar.

O CDM recebeu apenas um corpo de uma pessoa que morreu em hospital, logo no início dos trabalhos da perícia. As autoridades do local trabalham com o número de 233 mortos, sendo 232 identificados. Já o site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) fala em 231 mortos, com 230 identificados, após retificar nomes duplicados da relação.

Dos corpos identificados, 12 não foram reclamados por familiares e um ainda não foi reconhecido (trata-se de uma jovem sem documentos de identificação). Eles passarão a noite em uma câmara frigorífica para evitar a aceleração da decomposição.

Investigação fácil

Para o delegado regional Marcelo Arigony, a investigação das causas e dos responsáveis pelo incêndio não será difícil de elucidar. "Temos mais de 500 testemunhas", disse.

Segundo Arigony, uma banda que tocava no local lançou três artefatos pirotécnicos conhecidos como Sputnik, sendo que um deles atingiu o teto e começou o incêndio. "O pessoal da banda foi todo ouvido", afirmou.

O delegado não viu má-fé em um provável bloqueio pelos seguranças na porta da casa noturna. "Há uma informação preliminar de que, em um primeiro momento, seguranças da boate teriam bloqueado a saída da boate. Isso pode ter ocorrido, se eles imaginavam que era um princípio de tumulto. Acredito que não houve má-fé, até porque alguns seguranças acabaram morrendo", salientou.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade