PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

'Podiam ser presidentes', diz Dilma sobre vítimas de incêndio

28 jan 2013 - 18h20
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff abriu o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou mais de 230 pessoas na madrugada de domingo. "Em respeito às vítimas e às famílias das vítimas do que ocorreu em Santa Maria na madrugada de ontem", disse.

Dilma se emociona ao falar sobre incêndio em Santa Maria:

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

Infográfico: Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

"Eles eram jovens, eles tinham sonhos, podiam ser nossos futuros prefeitos ou prefeitas. Podiam ser nossos futuros presidentes ou presidentas, podiam ser futuros cientistas, agrônomos (...), mas eles infelizmente não tiveram a oportunidade de cumprir seus sonhos. Ontem fui a Santa Maria e a dor que presenciei foi indescritível", afirmou a presidente no início do discurso.

Sem dar detalhes, Dilma afirmou que é dever do poder público evitar que tragédias do tipo aconteçam novamente. "Diante dessa tragédia, temos o dever de assumir o compromisso de que ela jamais se repetirá", acrescentou.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Antes de seguir para o evento, a presidente recebeu o prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PT), com quem tratou quase exclusivamente da tragédia de Santa Maria (RS), que matou mais de 230 pessoas. De acordo com Fortunati, já estão internados na capital gaúcha 44 pessoas e mais sete, em estado grave, foram transferidas na tarde desta segunda-feira.

Porto Alegre, segundo o prefeito, possui atendimento qualificado para queimaduras e intoxicação por fumaça e por isso tem acolhido vítimas do incêndio. Ele afirma que a cidade está preparada para receber, no total, 150 pessoas devido a uma ampliação recente de leitos na rede hospitalar da cidade.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade