PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

PE: hospital faz doação de 2,5 mil cm² de pele a vítimas de incêndio

28 jan 2013 - 14h15
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) enviou, na madrugada desta segunda-feira, 2,5 mil cm² de pele humana para os hospitais gaúchos que estão atendendo às vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. A doação é equivalente a todo o estoque que o banco de pele que o Imip possuía em condições de uso.

Incêndio na boate Kiss deixou ao menos 231 pessoas mortas
Incêndio na boate Kiss deixou ao menos 231 pessoas mortas
Foto: Deivid Dutra / Agência Freelancer

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

Em quarentena, o banco de peles do Imip possui mais 1.600 cm² de pele humana. O responsável técnico do banco, o cirurgião plástico Marcelo Borges, já concordou com uma possível nova doação do material assim que for liberado da quarentena a que toda doação é submetida. Essa liberação só ocorrerá em março.

A doação de pele só é realizada em pacientes que tem morte encefálica diagnosticada, da mesma forma que em outros tipos de doações, como coração, rins e córnea. A pele só é retirada depois que a família dos pacientes autoriza o procedimento. Em geral, os doadores comunicaram em vida sua intenção de serem doador de tecido e órgãos.

Em qualquer caso, o tecido ou órgão doado só entrará para o sistema de saúde depois da realização de exames e análise dos resultados. São feitos testes sorológicos para detecção de Aids, sífilis, doença de chagas, hepatite, toxiplasmose e citomegalovírus, entre outros. No caso da doação de pele, detalha o médico Marcelo Borges, o rigor nos exames é maior porque a pele está mais sujeita a contaminações. “Avaliamos, também, o risco de transmissão de infecções de pele, com exames microbiológicos”.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

O material doado foi enviado para o Rio Grande do Sul às 2h30 da madrugada desta segunda-feira em 29 envelopes. Cada pedaço de pele mede, em média, 10 cm x 3 cm. O total enviado, 2,5 mil cm², é suficiente para atender a dois pacientes adultos em tratamento por grandes queimaduras. É considerada grande queimadura, pacientes com 40% ou mais do corpo comprometido, explica o responsável pelo banco de peles do Imip.

Marcelo Borges pede a atenção da sociedade para a necessidade de se realizar doações de tecido. “Precisamos abrir a mente. As famílias precisam ter uma maior aceitação com esse tipo de doação”, alerta o cirurgião plástico. O médico cita uma comparação, com dados de Pernambuco: ocorrem 70 doação de córneas por mês e apenas uma doação de pele. “A humanidade cresce em situações trágicas. Fala-se muito em segurança, mas devemos abordar também a assistência aos grandes queimados. O momento é apropriado para reflexão e podemos avançar – até porque estamos em uma situação de defasagem nesse campo”, argumenta Marcelo Borges.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade