PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Países expressam condolências ao Brasil por tragédia em boate

27 jan 2013 - 14h13
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Governos de diferentes países do mundo expressaram suas condolências ao Brasil, neste domingo, pelo incêndio que deixou 233 mortos e 116 feridos em uma boate de Santa Maria (RS).

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

México

O Governo do México, "através da Secretaria de Relações Exteriores (SRE), expressa suas mais sentidas condolências ao Governo e ao povo do Brasil e, em especial aos familiares das vítimas do infeliz incêndio", afirmou um comunicado oficial.

Chile

O Chile manifestou as condolências através do ministro das Relações Exteriores Alfredo Moreno. "Creio que isso não apenas enluta esse lugar, como a todos os nossos países. É lamentável que tanta gente jovem tenha sido atingida por uma tragédia tão grande", assinalou, em coletiva à margem da cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE), que termina este domingo em Santiago.

O ministro disse ainda que o presidente chileno Sebastián Piñera já falou com a presidente Dilma Rousseff, que viajou de emergência ao Brasil para acompanhar a situação. "Oferecemos toda a nossa ajuda", acrescentou Moreno.

Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, também presente na cúpula, deu pessoalmente seus pêsames à presidente Dilma Rousseff, quando ainda se encontrava na capital chilena - Dilma deixou o encontro para viajar a Santa Maria.

O ministro das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, disse por meio de um em comunicado que se sentia "profundamente consternado" por esta "terrível tragédia" e transmitiu aos brasileiros seu "sentidos pêsames". "Nossos pensamentos estão nestes tristes momentos com as várias vítimas e suas famílias, seus conhecidos e amigos", acrescentou o chefe da diplomacia alemã.

Incêndio em casa noturna
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
 
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
 
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.
Fonte: Com informações da AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade