PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Mensagens de apoio de ídolos ajudam na recuperação de vítima da Kiss

Ator Wagner Moura e músicos Thedy Corrêa e Humberto Gessinger enviam mensagens à estudante

27 fev 2013 - 07h48
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O m&uacute;sico Humberto Gessinger e o ator Wagner Moura enviaram mensagens a Gabriele Stringari, 20 anos</p>
O músico Humberto Gessinger e o ator Wagner Moura enviaram mensagens a Gabriele Stringari, 20 anos
Foto: Reprodução

Assim que receber alta do Hospital de Clínicas em Porto Alegre, onde se recupera dos ferimentos do incêndio da boate Kiss, Gabriele Stringari rumará até Alegrete (RS). Em sua cidade natal, quer reencontrar amigos e familiares que contribuíram para a sua surpreendente melhora após 23 dias internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A mobilização teve um papel importante na recuperação da jovem e movimentou até os ídolos - o ator Wagner Moura e os músicos gaúchos Thedy Corrêa e Humberto Gessinger - da estudante de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria 

Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte 

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

Veja a lista com os nomes das 239 vítimas do incêndio da Boate Kiss

A ideia partiu da amiga de infância Danieli Tonin que, sem poder estar em Porto Alegre para acompanhar o reestabelecimento da jovem de 20 anos, decidiu encontrar uma forma de fazer a Gabriele voltar a sorrir. “Como ela conhecia os ídolos da minha irmã, entrou em contato com eles para que mandassem recados para a Gabi e eles prontamente atenderam”, contou a irmã da sobrevivente da tragédia, Sabrina, 24 anos. "Quando recebi as mensagens dos meus ídolos aqui dentro do hospital, fiquei muito feliz. Jamais imaginei que eles me enviariam essas mensagens, que me deixam mais forte para seguir me recuperando, quero agradecer minha grande amiga Danieli, que me proporcionou essa alegria tão intensa em um momento de muita dor", revelou Gabrieli em resposta às perguntas enviadas pelo Terra por meio de sua irmã Sabrina. "Minha família e meus amigos estão sendo fundamentais em minha vida. Eu me sinto muito protegida e feliz por saber que tenho pessoas tão especiais", completou.

Gabriele rodeada pelas irmãs Sabrina e Lilian (no alto) e Natália e Sofia
Gabriele rodeada pelas irmãs Sabrina e Lilian (no alto) e Natália e Sofia
Foto: Arquivo pessoal / Divulgação
Thedy Corrêa grava mensagem de apoio para Gabriele:

Em um vídeo de 37 segundos, o vocalista Thedy Corrêa diz que espera encontrar Gabriele 100% no próximo show do Nenhum de Nós para poder abraçá-la e comemorar essa vitória. “A amiga entrou em contato para dar uma força porque a Gabriele estava deprimida e precisava de ânimo. Era para enviar uma foto, mas achei mais adequado gravar um vídeo como se fosse uma conversa com ela”, explicou o músico, que contou com a ajuda da filha de 13 anos na produção do material. “Ela disse como era melhor eu falar, que a Gabriele não ia querer que eu falasse tão sério. É uma coisa tão dolorida isso tudo que a recuperação dela é uma boa notícia que nos dá um pouco mais de ânimo”, completou.

Ator Wagner Moura na foto que enviou para a estudante Gabriele Stringari
Ator Wagner Moura na foto que enviou para a estudante Gabriele Stringari
Foto: Facebook / Reprodução

Quem também participou da mobilização foram o músico gaúcho Humberto Gessinger e o ator Wagner Moura. Eles enviaram fotografias segurando mensagens de apoio para a estudante. Focado na estreia do seu novo filme, A Busca, o ator disse por meio de sua assessoria de imprensa que quando as amigas da alegretense entraram em contato, ele prontamente fez a foto e ficou feliz em saber da recuperação da jovem, que trabalhava na Kiss há cerca de quatro meses. 

Humberto Gessinger mandou mensagem de apoio para Gabriele Stringari
Humberto Gessinger mandou mensagem de apoio para Gabriele Stringari
Foto: Facebook / Reprodução

“Fiquei muito emocionada em ver que pessoas que nem a conheciam se interessaram por ela”, relatou a avó Arlete. “Graças a Deus e a tudo isso ela está se recuperando”, completou. Diariamente, a avó recebe informações de Gabriele por telefone. Sabrina e Lilian, a irmã mais velha, de 25 anos, se revezam entre em uma vigília no hospital.  “Uma fica durante o dia e a outra chega para passar a noite”, conta Sabrina

Essa é mais uma fase difícil que a família enfrenta. Há pouco mais de um ano, perderam a mãe. Elas ainda têm outras duas meio-irmãs: Natália, 8 anos, por parte de mãe, e Sofia, 9 anos, por parte de pai. Sabrina acredita que a mobilização de apoio à Gabi foi decisiva para a melhora do estado de saúde da irmã. “Nós mostramos as mensagens e ela ficou muito feliz. Jamais imaginou que os seus ídolos iriam fazer algo assim. Quando ela assistiu ao vídeo do Thedy disse: Bina, avisa a Dani que assim que der vamos no show deles”, ressaltou.

Os amigos também montaram um álbum com mais de 50 fotos e mensagens para Gabriele. Apesar de ter superado a intoxicação provocada pela fumaça, a jovem ainda se recupera das queimaduras sofridas no incêndio e ainda não tem previsão de alta. "Graças a Deus recuperei meu pulmão e agora só estou tratando as queimaduras que tive nos braços. O que me ajuda é esse apoio e essa força de todos que torcem por mim. O mais dificil é ter que esperar, a recuperação é lenta", contou Gabi.

Os médicos têm se surpreendido com a força de vontade dela”, destacou Sabrina. "Eu me sinto muito bem cuidada por todos os profissionais daqui, mas mesmo assim o ambiente de hospital em si cansa", considerou Gabi. 

A tragédia

Sabrina explicou que a irmã não tem muita ideia da repercussão aqui fora do que ocorreu. "Ela sabe quantas mortes houve, mas ainda não quer saber se perdeu amigos na tragédia”, disse. Mesmo assim, Gabriele se lembra de tudo o que ocorreu na Kiss no momento da tragédia. “No começo do incêndio eu não havia percebido, achei que fosse uma briga, mas quando as pessoas começaram a correr e a gritar em pânico, logo a fumaça apareceu e me dei de conta do que se tratava”, relatou.

Quando percebeu, saiu de trás do balcão onde estava, do lado oposto ao palco do show, e começou a correr. Mesmo no escuro, Gabi sabia como encontrar a saída e foi em direção à porta, mas por causa do tumulto teve dificuldades para sair do local. "Quando perdi minhas forças e desmaiei, logo os anjinhos que estavam lá ajudando me puxaram pra fora e me levaram para um pronto atendimento, onde recebi os primeiros socorros", recordou. Agora, conta os minutos para rumar à Alegrete. "A saudade de muitas pessoas que amo é grande", completou. 

Incêndio na Boate Kiss

Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio deixou mais de 230 mortos em Santa Maria (RS). O fogo na Boate Kiss começou por volta das 2h30, quando um integrante da banda que fazia show na festa universitária lançou um artefato pirotécnico, que atingiu a espuma altamente inflamável do teto da boate.

Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados. A maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica, contendo cianeto, liberada pela queima da espuma.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

 

Os mortos foram velados no Centro Desportivo Municipal, e a prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias. A presidente Dilma Rousseff interrompeu uma viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde prestou solidariedade aos parentes dos mortos.

Os feridos graves foram divididos em hospitais de Santa Maria e da região metropolitana de Porto Alegre, para onde foram levados com apoio de helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O Ministério da Saúde, com apoio dos governos estadual e municipais, criou uma grande operação de atendimento às vítimas.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/santa-maria-homenagem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/santa-maria-homenagem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Quatro pessoas foram presas temporariamente - dois sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr, conhecido como Kiko, e Mauro Hoffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Enquanto a Polícia Civil investiga documentos e alvarás, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros divergem sobre a responsabilidade de fiscalização da casa noturna.

A tragédia fez com que várias cidades do País realizassem varreduras em boates contra falhas de segurança, e vários estabelecimentos foram fechados. Mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul cancelaram a programação de Carnaval devido ao incêndio.

No dia 25 de fevereiro, foi criada a Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. A intenção é oferecer amparo psicológico a todas as famílias, lutar por ações de fiscalização e mudança de leis, acompanhar o inquérito policial e não deixar a tragédia cair no esquecimento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade