PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Médico: juventude melhora chances de sobrevivência de vítimas

28 jan 2013 - 22h52
(atualizado às 22h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O fato de as vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que estão internadas serem jovens é um ponto a favor da recuperação. É o que explica o médico José Mário Teles, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Apesar de não poder dizer que eles estão fora de perigo, o médico diz que, se eles tiverem todo o tratamento necessário, têm boas chances de melhora.

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

Infográfico: Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

Teles diz que muitos dos pacientes em estado grave não apresentam queimaduras no corpo. "Eles não têm área queimada, tiveram lesão pela fumaça quente, ou seja, têm um fator de risco para o aumento de mortalidade, que é a lesão inalatória. Recebendo tratamento adequado, eles têm uma chance muito grande de se recuperar", diz Teles, acrescentando que os quadros mais frequentes são de insuficiência respiratória, mal funcionamento dos pulmões por queimadura e inchaço.

O especialista diz que o Rio Grande do Sul é um dos três Estados com maior qualificação, capacitação e melhor formação de profissionais de unidades de tratamento intensivo (UTI). É também um dos Estados que mais têm leitos de UTI, e assim, tem suportado a demanda causada pelo incêndio.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Apesar disso, Teles alerta que o Brasil não está preparado para o atendimento repentino de muitas vítimas. "Eu acho que não existe no Brasil uma cultura de planejamento de atendimento de muitas vítimas, com mais de 15, 20 pessoas, porque a maioria dos hospitais, seja na rede pública, seja na privada, já têm sua capacidade ultrapassada", afirma. Ele acrescenta que é necessário que qualquer hospital esteja preparado para receber repentinamente uma grande quantidade de pacientes, como de acidentes de ônibus ou desmoronamentos.

Para Teles, é importante ter planejamento para o atendimento de múltiplas vítimas, saber como aumentar em algumas horas a capacidade de atendimento de doentes graves, como preparar os hospitais, as unidades de terapia intensiva, como proceder a triagem das vítimas e alocar os recursos disponíveis. O médico ressalta que, com a chegada de grandes eventos ao País, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, é imprescindível o treinamento dos profissionais para acidentes de grandes proporções.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade