PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Fiscais da prefeitura recomendaram fechamento da Kiss em 2009

15 mar 2013 - 09h01
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Incêndio na casa noturna ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro em Santa Maria (RS)</p>
Incêndio na casa noturna ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro em Santa Maria (RS)
Foto: Daniel Favero / Terra

Entre agosto e dezembro de 2009, fiscais da prefeitura de Santa Maria (RS) recomendaram o fechamento da boate Kiss e aplicaram quatro multas. Na época, o local funcionava sem alvará de localização. “Cessar as atividades até a regularização junto ao município e apresentar alvará no prazo de cinco dias a contar da data da notificação”, dizia a notificação 102 de 1º de agosto de 2009. A administração municipal, porém, não fechou o estabelecimento quando recomendado pelos fiscais. A casa noturna foi impedida de abrir por cinco dias apenas cinco meses depois. As informações foram publicadas no jornal Zero Hora

Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte 

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

Veja a lista com os nomes das vítimas do incêndio da Boate Kiss

Estas informações deverão fazer parte do relatório do inquérito da Polícia Civil que investiga o incêndio que matou 241 pessoas. “Acredito que os setores da prefeitura cumpriram com seu dever. As legislações estadual e municipais estabelecem diferenças claras entre a licença para o estabelecimento e para as atividades dele", afirmou o prefeito Cezar Schirmer (PMDB). “O certo é fechar, mas o fiscal não tem poder de polícia. Ele pode relatar o fato a seus superiores imediatamente. Mas há um grau hierárquico que deve ser respeitado para que o estabelecimento seja fechado", alegou Miguel Passini, atual secretário municipal de Controle e Mobilidade Urbana. Sérgio Renato de Medeiros, que estava à frente da pasta responsável pela fiscalização da Kiss na época em que a boate recebeu a notificação, mas conseguiu ser contatado.

Incêndio na Boate Kiss

Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio deixou mais de 230 mortos em Santa Maria (RS). O fogo na Boate Kiss começou por volta das 2h30, quando um integrante da banda que fazia show na festa universitária lançou um artefato pirotécnico, que atingiu a espuma altamente inflamável do teto da boate.

Música 'Cinzas ao amanhecer' homenageia mortos na Boate Kiss:

Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados. A maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica, contendo cianeto, liberada pela queima da espuma.

Os mortos foram velados no Centro Desportivo Municipal, e a prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias. A presidente Dilma Rousseff interrompeu uma viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde prestou solidariedade aos parentes dos mortos.

Os feridos graves foram divididos em hospitais de Santa Maria e da região metropolitana de Porto Alegre, para onde foram levados com apoio de helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O Ministério da Saúde, com apoio dos governos estadual e municipais, criou uma grande operação de atendimento às vítimas.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/santa-maria-homenagem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/santa-maria-homenagem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Quatro pessoas foram presas temporariamente - dois sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr, conhecido como Kiko, e Mauro Hoffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Enquanto a Polícia Civil investiga documentos e alvarás, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros divergem sobre a responsabilidade de fiscalização da casa noturna.

&amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tragedia-santamaria/iframe.htm &amp;amp;quot; data-cke-323-href=&amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tragedia-santamaria/iframe.htm &amp;amp;quot;&amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;lt;/a&amp;amp;gt;

A tragédia fez com que várias cidades do País realizassem varreduras em boates contra falhas de segurança, e vários estabelecimentos foram fechados. Mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul cancelaram a programação de Carnaval devido ao incêndio.

No dia 25 de fevereiro, foi criada a Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. A intenção é oferecer amparo psicológico a todas as famílias, lutar por ações de fiscalização e mudança de leis, acompanhar o inquérito policial e não deixar a tragédia cair no esquecimento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade